Resenhas

O Toque da Morte – Charlaine Harris

O Toque Da Morte

Edição: 1
Editora: Benvirá
ISBN: 9788564065109
Ano: 2011
Páginas: 176

Nos cinco contos reunidos em “O toque da morte”, algumas histórias são leves, outras, mais sérias, mas todas revelam uma faceta até então desconhecida de Sookie. Em “Poeira mágica”, ela é intimada a ajudar a elucidar o assassinato de Claudette, uma das fadas trigêmeas, e encontrar o culpado. Em “A noite do Drácula”, Eric convida Sookie para uma festa no Fangtasia em homenagem ao aniversário de Drácula – um evento que deixa Eric a mil por hora. Será que o Conde vai aparecer? Em “Resposta curta”, o demoníaco advogado senhor Cataliades chega de surpresa na casa de Sookie para dar a notícia da morte de sua prima Hadley. E ele não está sozinho… “Questão de sorte” é uma divertida história que se passa em Bon Temps. Uma série de sabotagens está deixando os corretores de seguro da cidade enlouquecidos, e Sookie, junto com a bruxa Amélia Broadway, tem a missão de descobrir o que – ou quem – está por trás disso. No conto que fecha o livro, “Embrulhado para presente”, Sookie lamenta ter de passar a véspera de Natal sozinha. Até que recebe a visita surpresa de um lobisomem ferido, que lhe oferece um ótimo presente… Como a própria dedicatória do livro diz, O toque da morte foi feito especialmente “para os que querem Sookie até a última gota”. 

proibido

Introdução

Enquanto a série não terminou (aqui no Brasil, pelo menos), em O Toque da Morte temos 5 contos se se passam na vida de Sookie Stackhouse. Temos pedaços e situações o qual a Charlaine queria escrever em seus livros, e acabou por reunir 5 passagens e momentos muito interessantes nesse livro.  Charlaine se mostrou bem à vontade em trabalhar com contos, até então não tinha a visto nesse formato e achei que ela se saiu bem em todos. O formato foi bem adequado e manteve o interesse em todo o livro. Embora sejam sobre temas diferentes, o livro ganha um corpo interessante e instigante sobre Sookie, confesso que ela nem de longe era minha personagem favorita. Mas que nesse livro, se mostrou um pouco diferente do costumeiro.

Narrativa

Fico surpresa como Charlaine Harris aqui no Brasil é pouco conhecida. Mesmo após a série, vejo que muitos leitores nunca ouviram falar dos livros dela embora, seja totalmente famosa no exterior. O livro possuí 5 contos:

1. Poeira Mágica

O conto se passa depois do livro Procura-se um vampiro (o quarto livro da série). Nele Claudine pede a ajuda de Sookie para descobrir algumas respostas para descobrir quem matou sua irmã. Sookie conhece Claude, o irmão trigêmeo de Claudine. O tom do conto é bem engraçado, nunca vi Sookie dessa forma, mas os pensamentos dela tendem a algo mais próximo desse lado. Embora, seja um assunto completamente sério. O jeito dela em si que me pegou de surpresa. Mas seu modus operandi é bem próximo do que ela faz em suas empreitadas de descobrir o que se passa na mente dos possíveis suspeitos da morte da trigêmea de Claudine.

2. A Noite do Drácula

Foi o meu conto favorito, motivo? Eric aparece nele de uma forma totalmente diferente, como alguém que espera a visita do papai noel na noite de Natal. O conto se passa antes de Olhos de Pantera (o quinto livro da série). Sookie é convidada a uma festa no Fangtasia (bar de vampiros onde Eric é dono), essa festa em homenagem ao Conde Drácula e Eric espera que o mesmo apareça. O tom desse conto é bastante divertido e ganha um tom tenso em seu final, porém, é um dos melhores que encontrei no livro justamente pelo tom e sutileza que é dado a trama.

3. Resposta Curta 

Embora não seja o melhor conto ao meu ver, ele dá embasamento ao sexto livro da série. Nele temos a história da prima de Sookie, Hadley e temos detalhes sobre sua morte. É o conto mais sério da seleção.

4. Questão de Sorte

Esse conto ocorre após o sétimo livro da série, All Together Dead (ainda não publicado no Brasil :() Nele temos uma aventura vivida com Sookie e Amelie, onde conhecemos mais profundamente a nova amiga de Sookie. Uma corretora de seguros está sendo sabotada e Greg Aubert pede ajuda a ambas.  Sendo assim, ambas tem que descobrir quem está por trás dessas sabotagens.

5. Embrulhado para Presente

Esse conto se passa antes de Dead and Gone, o nono livro da série (ainda não publicado no Brasil). Sookie passa o Natal sozinha e acaba escutando barulhos em volta de casa, sai para ver o que está acontecendo e encontra um lobisomem ferido. Acaba fechando o livro num ponto divertido e altíssimo.

Diagramação

A diagramação do livro é bem simples. A escolha da imagem da capa não me motivou a lê-lo. O motivo maior foi a autora e a série que eu tanto adoro. Porém, pode ser lida por um leitor que não está acostumado com o universo da autora. Achei que poderia ser mais chamativa e deixar o leitor curioso a conhecer e quem sabe se interessar em conhecer mais a fundo a trama da autora.

Considerações Finais

O livro cumpre o que promete e além de tudo faz ver o quanto Charlaine é talentosa no quesito criatividade e construção dos personagens e ações que são expressas em suas palavras. Eu a considero uma grande autora no gênero, ela tem vasto talento. Em Toque da Morte você encontrará um pouco de tudo, principalmente, matará saudades de Sookie e o universo de Bon Temps.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

Os comentários estão fechados.