Resenhas

E Não Sobrou Nenhum – Agatha Christie

Edição: 1
Editora: Globo Livros
ISBN: 9788525057013
Ano: 2014
Páginas: 400
Tradutor: Renato Marques de Oliveira

proibido

Introdução

E Não Sobrou Nenhum é novo nome da publicação “O Caso dos Dez Negrinhos”. A Globo Livros recentemente fez novas edições dos livros mais conhecidos da Agatha Christie, eu como fã, já estou desejando todos as novas edições. Mas hoje, falarei desse livro em específico, que ao meu ver, é um dos melhores da autora. Ou seja, será uma das resenhas mais difíceis de fazer até o momento. A troca do nome não é exclusividade brasileira, ela partiu da Inglaterra (para que fique bem claro).

Em E Não Sobrou Nenhum, dez pessoas completamente diferentes recebem um convite para passar um final de semana em uma ilha. Na Ilha do Soltado, a primeira noite, após um jantar, ouvem uma voz misteriosa acusando cada um de um crime que cometeram no passado. A cada convidado eliminado, um soldadinho que enfeita a mesa desaparece. Será possível escapar? Qual será o próximo? Quem está por trás desses crimes?

É uma leitura que inexplicavelmente atrai o leitor e o leva ao delírio. Eu costumo dizer que esse livro não tem clímax. Ele é o clímax do início ao fim.

Sobre Agatha Christie

Dame Agatha Mary Clarissa Christie (nascida MillerTorquay15 de setembro de 1890 — Wallingford12 de janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Os livros de Christie são os mais traduzidos de todo o planeta, encontrando-se pelo menos em 103 idiomas diferentes. Venderam mais de 4000 milhões no total e são superados apenas pela Bíblia. Ou seja, essa dama vendeu mais do que qualquer autor vivo. 

Narrativa

Se tem um ponto a destacar nesse livro, com certeza é o ritmo da narrativa. É um livro que acaba te prendendo do início ao fim. Logo no começo, conhecemos cada um dos personagens e suas expectativas a ir a Ilha do Soldado. O clima esquenta quanto a voz os acusa dos crimes. Pois a partir daí, o clima pega fogo e não para até a última página. A genialidade de Agatha está expressa nesse livro. Com personagens são diferentes, mas com pontos em comum, encantam e desagradam o leitor de modo muito surpreendente. Já adianto é que impossível adivinhar de primeira quem está por trás disso. É uma brincadeira que dá voltas e voltas. Uma hora você acha que sabe, duas páginas depois, nota que não sabe. E quando acha que não sabe, você realmente sabe. Se tem algo que aprendi nos livros da autora é que aquele que você menos suspeita, poder ser totalmente diferente do que você imaginava. As aparências enganam sim. E ela convida o leitor a esse jogo.

Diagramação

A nova roupagem, com certeza cresce os olhos dos novos leitores e dos fãs da autora. Com uma diagramação e uma capa de primeira, o livro vai as livrarias e ganha destaque.

Considerações Finais

E Não Sobrou Nenhum é um livro referência para o gênero, é possível listar alguns livros e filmes que bebem da fonte desse livro. É uma leitura obrigatória a todos os leitores que adoram o gênero.

O livro foi adaptado para o cinema pelo diretor René Clair em 1945, com o título O Vingador Invisível.

Uma curiosidade, recentemente, foi inaugurado um banco em homenagem a Agatha. Quem quiser saber mais sobre o projeto (há outros bancos espalhados por Londres), acesse aqui.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. Li esse clássico da mestra mês passado. (Fazia muitos anos que não lia algo dela). Mas uma edição antiga com capa feia e ainda com o título original.
    E gostei bastante do fato ser um livro curto, sem enrolação, com muita ação (mortes) e ótimo suspense.
    Concordo contigo que é impossível adivinhar quem está por trás do elaborado plano.
    Deu vontade de ler mais livros dela, mas prefiro continuar variando bastante minha leitura.
    Quem sabe daqui alguns anos leio outro clássico dela.

  2. só tenho elogios a respeito da escrita da autora, já li alguns livros dela e é sensacional, esse livro ainda não li mas já to bem interessada.

Os comentários estão fechados.