O Teste

Edição: 1
Editora: Única
ISBN: 9788567028231
Ano: 2014
Páginas: 320

proibido

Introdução

Em O Teste, na formatura dos jovens da Colônia dos Cincos Lagos todos querem uma coisa: serem selecionados pela Comunidade das Nações Unificadas para O Teste. Malencia deseja isso com todas as forças. Pois quem é selecionado, torna-se um dos líderes na reconstrução do mundo pós-guerra. Ela consegue, mas nem tudo cheira flores (principalmente quando seu pai revela informações das quais ela não tinha acesso). Malencia terá que lidar com muitas coisas pela qual nem imagina. Dificuldades e perigos a aguardam (além de não poder confiar em ninguém). Esse clima de tensão e desconfiança, permeia o primeiro volume. 

O Teste é o primeiro volume de uma trilogia. O segundo livro Estudo Independente é um dos recentes lançamentos da Única.

Sobre Joelle Charbonneau

Image of Joelle Charbonneau

Joelle Charbonneau se intitula uma contadora de histórias em seu coração. Ela se apresentou em uma variedade de óperas, musicais e produções de teatro para crianças em toda a área de Chicago. Além de seu trabalho de palco, Joelle também já tocou com várias bandas e trabalhou como artista solo. Enquanto Joelle tem o prazer de apresentar para um público, ela é igualmente o prazer de ensinar aulas de canto particulares e usar sua experiência do palco para criar personagens convincentes em seus mistérios. Ou seja, Joelle é multi talentosa.

Narrativa

Não é somente Cia que é convocada. Junto com ela,mais três jovens da sua colônia são “convocados”.  Eles parte para Tosy City, onde fica a sede da Comunidade das Nações Unificadas. Chegando lá, descobrem que não se trata somente deles, mas que são 108 jovens. No Teste, serão quatro rodadas e a avaliação final. Porém, só 20 deles serão escolhidos. Qualquer semelhança com a trilogia de Suzanne Collins é mera coincidência. Inicialmente, não fica implícito o que acontecerá com os que não forem selecionados de fato. Mas adianto que na última rodada, tudo isso ganha mais intensidade e uma batalha é travada de modo bem mais sangrento do que vi em todas as distopias que li.

O livro tem um ritmo muito interessante. Alguns leitores podem achar que o início do livro é um pouco morno em relação ao andar da carruagem. Porém, ela tem uma estrutura sólida e convincente (mesmo que se trate de uma distopia pós guerra/restabelecimento). Cia tem ações convincentes e que a tornam até melhor do que muitas protagonistas de livros do gênero. Eu costumo não me encantar por protagonistas, mas ela ganhou meu crédito pela forma que lida com tudo a sua volta. Inteligente, determinada e lutando para um ideal, ela realmente convence e ganha pontos com o leitor.

Diagramação

Um dos motivos de escolha do livro para ler, foi sem dúvida a capa (que aliás, tem um bônus. Pois o livro meio que explica o simbolo contido nela). O livro é bem diagramado e possui uma fonte confortável. A revisão e tradução do livro estão boas e não foram encontrados erros de digitação durante a leitura. Ou seja, nada compromete a leitura de modo drástico. Assim como a saga Encantadas, o livro possui o marcador do livro na orelha do livro (eu adoro essa ideia que acabou se tornando um padrão da editora ♥).

Considerações Finais

O Teste é um livro que entretêm de um bom modo: há profundidade e dá início a um grande processo (espero). Os direitos de adaptação foram comprados pela Paramount.