Garota Exemplar
(Gone Girl)
Drama – 2014 (Estados Unidos)
Data de Estreia no Brasil: 02/10/2014
Data de Estreia Original: 03/10/2014
Distribuidora: Fox Film

Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Missi Pyle, Neil Patrick Harris, Scoot McNairy, Tyler Perry, Patrick Fugit e Carrie Coon.7

Direção: David Fincher

Roteiro: Gillian Flynn

Fotografia: Jeff Cronenweth

proibido

Garota Exemplar (Gone Girl) é baseado no livro de estreia da autora Gillian Flynn, que leva o mesmo nome e foi publicado pela Intrínseca no Brasil. Gillian escreveu o roteiro para o filme.

A adaptação foi praticamente literal, ou seja, não houveram grandes modificações durante a história. Posso até dizer que a sensação é a mesma tanto lendo como assistindo. Em essência, nada foi perdido durante a transição.

A premissa

A trama ocorre na volta pra casa de Nick Dunne, onde ele e Amy completam 5 anos de casados, porém, quando chega em casa, Amy não está lá. Por Nick agir de forma estranha, todo mundo acredita que ele seja um sociopata e tenha matado Amy. Aos poucos vamos entrando a fundo na vida desse casal, Amy e Nick tinham um casamento desgastado. Aos poucos as suspeitas aumentam pela vida que Nick levava.

Direção

A direção de David Fincher foi bem acertiva. O clima do filme é muito bem estruturado, apresentando toda uma trama que mistura o mistério com o drama puramente dito. Não podia se esperar menos de um diretor veterano como ele, que dirigiu Zodíaco, Seven, Clube da Luta e Os Homens que não Amavam as Mulheres, além de muitos outros.

Fotografia

O fotografo, Jefrrey Scott já é bem reconhecido no ramo, ele fez a foto dos filmes: Clube da Luta e A Rede Social. Houveram pontos altos e baixos durante o filme, porém, o trabalho ficou excelente. Com uma carga dramática no uso das cores e contrastes, há a predominância de cores sóbrias (que vão do tom amarelado envelhecido ao azul mais escuro).

Elenco / Atuação

A escolha do elenco foi bem acertiva, Ben Affleck no papel de Nick Dunne. Porém, o foco tanto do livro quanto do filme, está em Amy Elliot-Dunne, que foi interpretada pela Rosamund Pike, fez um ótimo trabalho, pois capturou em essência tudo o que Amy apronta e trama. Os outros personagens, não são tão inpactantes, porém, eu também não os sentia muito durante o livro. O foco mesmo, é em Amy e Nick.

Trilha

Toda a trilha sonora foi composta e interpretada por Trent Reznor e Atticus Ross. Confesso que poucas delas me chamaram atenção durante o filme. São 24 músicas, porém, não fazem muita harmonia e não marcam cenas.

Considerações finais

Garota exemplar é um filme sobre o comportamento em relacionamentos conturbados e o quanto a mídia pode distorcer informações. O viés psicológico é proposto de modo bem intenso e dramático. Não é um filme fora da realidade e nem é repleto de efeitos especiais, o foco está em mostrar o quão pode ser complicado viver com alguém que você não reconhece mais e até que ponto ela pode te surpreender. O filme consegue cativar e consegue atingir sua proposta inicial.