Filme Noturno

ISBN: 9788580575903
Ano: 2014 / Páginas: 624
Idioma: português
Editora: Intrínseca

Com uma narrativa ágil, pontuada por recortes de jornal, páginas da internet, relatórios policiais e bilhetes manuscritos, Filme Noturno é um thriller que mantém o leitor preso até a última página.

Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath.

Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.

proibido

Introdução

Em Filme Noturno, Scott Mcgrath, jornalista investigativo que anda passando por maus bocados na área pessoal e profissional. O motivo?  Stanislas Cordova, um diretor de cinema famoso, recluso, misterioso e que em seus filmes mexe com o psicológico dos espectadores. Scott foi confrontado por esse cineasta e sua credibilidade foi questionada. Anos depois, Scott recebe a notícia que Ashley, filha de Cordova, cometeu suicídio, intrigado, passa a investigar o caso por pura curiosidade. Ele contará com a ajuda de Nora e Hopper.

Sobre Marisha Pessl

Foto -Marisha Pessl

Marisha Pessl (26 de outubro de 1977) é uma escritora americana mais conhecida por seu livro Tópicos Especiais em Física das Calamidades.

Pessl nasceu em Clarkston, Michigan. Seu pai, Klaus, um engenheiro austríaco da General Motors, e Anne, dona de casa americana, divorciaram-se quando ela tinha três anos. Mudou-se com a mãe e irmã para Asheville, Carolina do Norte. Pessl teve uma educação de bastante estímulo intelectual. Sua mãe a matriculou em aulas de equitação, pintura, jazz e Francês. Marisha formou-se em 1995 na escola privada Asheville School. Fez aulas na Northwestern University por dois anos antes de se transferir para o Bernard College, onde graduou-se Phi Beta Kappa com grau em Literatura Inglesa.

Após a graduação, ela trabalhou como consultora financeira em PricewaterhouseCoopers, escrevendo em seu tempo livre. Após dois anos frustrados de tentativa em romances, Pessl começou a escrever um terceiro em 2001 sobre o relacionamento entre uma filha e seu controlador e carismático pai. Pessl terminou o romance intitulado Tópicos Especiais em Física das Calamidades, em 2004, sendo publicado em 2006 com ótimas qualificações. Seu livro tornou-se um dos best-sellers do The New York Times e foi publicado em 3 línguas.

Site oficialFacebookTwitterInstagram

Capas pelo Mundo

18770398 17612888 18070787 18363470

18044759 22138511 18486830 22092317

Narrativa

Fã de thriller como sou, fiquei fascinada pelo mundo descrito por Marisha. É tudo tão curioso e instigante. O livro é narrado por Scott, um cara que não tem nada de excepcional, mas que aos poucos, se mostra muito empático. Após ter sido processado por Cordova por suas declarações pesadas ao cineasta. Ele vai atrás de respostas e abre uma investigação paralela a da polícia. Nora foi a última pessoa que viu Ashley em vida. Hopper é um amigo antigo de Ashley, os três irão compor essa equipe de investigação. Além da curiosidade em saber se Ashley cometeu ou não o suicídio, a maneira como a autora propõe a narrativa é o que realmente intriga. Somos parte dessa investigação, recebendo recortes de jornais, bilhetes e fotos. Várias questões brotam à mente enquanto se lê a obra. Também é possível entender as referências utilizadas na trama. Vão de Alfred Hitchcock à Mikael Blomkvist.

Diagramação

Gostei muito do trabalho gráfico da Intrínseca na edição. A utilização de páginas pretas pros arquivos, foi uma grande sacada. A diagramação interna é impecável. A capa do livro é bonita, tem aquele efeito lindo de furta-cor.

Considerações Finais

Filme Noturno é um livro que assusta pela quantidade de páginas e afirmo, não se deixem enganar, essas páginas passam voando e eu acabei lendo ele em 2 dias. Bastou um final de semana para concluí-lo. É difícil encontrar defeitos quanto se encanta tanto pela narrativa. O trabalho de Marisha é tão bem feito que fica impossível.  Sem dúvida, um dos melhores livros do ano.