Resenhas

[HQ/RESULTADO] Dois Irmãos – Fábio Moon e Gabriel Bá

Dois Irmãos

Ano: 2015 / Páginas: 232
Idioma: português
Editora: Quadrinhos na Cia.

O primeiro álbum produzido em conjunto pelos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá após o premiado Daytripper – vencedor do Eisner Award, Havey Award e Eagle Award.

Dois Irmãos é uma adaptação em quadrinhos do livro homônimo escrito por Milton Hatoum e conta a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise. No centro da trama, estão dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, e suas relações com a mãe, o pai e a irmã, que moram em Manaus/AM.

Introdução

Dois irmãos é uma adaptação em quadrinhos de um livro de mesmo nome escrito por Milton Hatoum. Na trama, os irmãos gêmeos Omar e Yaqub são separados após um episódio bastante dramático. Um deles fica em Manaus (Omar) enquanto o outro vai morar no Líbano (Yaqub). Aos poucos, o leitor vai entrando cada vez mais na família e nos problemas existentes nela. Além de haver trechos onde o comportamento e cenário do Brasil na época, exclusivamente, de Manaus.

Sobre Gabriel Bá e Fábio Moon

Gabriel Bá é um quadrinista brasileiro, nascido no estado de São Paulo, sendo um dos mais premiados quadrinistas brasileiros da atualidade. Junto com seu irmão gêmeo Fábio Moon, já publicou trabalhos nos EUA, Itália e Espanha.

Site oficialFacebookTwitter

Fábio Moon é um quadrinista brasileiro, sendo um dos mais premiados quadrinistas brasileiros da atualidade. Junto com seu irmão gêmeo Gabriel Bá, já publicou trabalhos nos EUA, Itália e Espanha.

Site oficialFacebook – Twitter

Narrativa

Para que fique bem claro, ainda não li o livro do Milton, mas pós leitura da HQ, comprei um exemplar para comentar posteriormente sobre minhas impressões, bem como falar um pouco sobre a adaptação. Inicialmente, posso falar que Milton rasgou elogios sobre o trabalho de adaptação e comentou que algumas das falas são idênticas ao do livro. Toda a essência da trama está presente na narrativa.

Narrado por um personagem que só do meio pro fim sabemos quem é, a trama ganha força pela dramaticidade e cenários que compõe a obra como um todo. Os personagens secundários também carregam grande parte da narrativa.

A diferença entre os irmãos é notável a cada momento. Omar é o tipo pavio curto enquanto Yaqub é bastante passivo. Enquanto um tem intensidade o outro é bastante instropectivo. A relação dos dois bem como da família é bastante desenvolvida nas imagens e diálogos. Em alguns momentos, sentia as imagens criando vida e as cenas fluiam cada vez de modo mais intenso e aprazível.

Como um todo e vizando um paranorama geral da trama, Dois irmãos retrata a importância e as consequências da criação e vivência dos personagens. Embora acha semelhanças físicas, os comportamentos são bem diferentes e até contraditórios. Enquanto o pai é bastante severo e desde o início não lidava bem com eles, Zana é o tipo de mãe super protetora que estraga qualquer filho.

Os temas mais presentes são a inveja, a disputa pelo amor de uma mulher, rebeldia, ciúmes e um misto de brigas e orgulhos feridos.

Diagramação

O trabalho foi bem feito, a edição feita pela Quadrinhos na Cia, não possui orelhas. As páginas são brancas e os desenhos são trabalhados em preto e branco. A simplicidade e sofisticação do traco é bastante envolvente. O retrato de Manaus foi um estudo bastante criterioso dos quadrinistas. Além de viagens, ambos utilizaram fotos de Manaus na época. O trabalho no geral, foi um projeto grande e que demorou cerca de 4 anos para ser concluído. Ou seja, é uma obra que teve um tempo de maturação e muito cuidado.

Considerações Finais

Dois irmãos é uma HQ que me estimulou bastante. Além da curiosidade de ler Daytripper, a adaptação me fez querer ler a trama de Milton, e assim que possível lerei. O talento de Bá e Moon, eu já tinha uma ideia, pois no meio dos quadrinhos, são bastante elogiados e comentados. Agora, eles ganharam mais uma fã. Espero poder ler outros trabalhos.

Sorteio de exemplar autografado pelo Gabriel Bá

Fui em um evento intermediado pela Companhia de Letras e nele, Gabriel Bá estava presente, com isso, autografei meu exemplar e mais um para sortear pra vocês, olha como sou boazinha. Ah, só pra deixar vocês ainda mais curiosos, segue a foto com os autográfos, tanto o meu quanto o de vocês ♥

a Rafflecopter giveaway

Para participar basta comentar pertinentemente sobre a resenha.
Se quiser chances extras, preencha de acordo com o que foi pedido.
O ganhador será contatado e terá 48 horas para responder o e-mail.
O ganhador também precisa ter endereço no Brasil.

Boa sorte, seu lindos ♥

Mari, você foi a ganhadora.

Já entrei em contato via e-mail!

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. Li o livro Dois Irmãos do Milton Hatoum e gostei muito até pq retrata a minha cidade Manaus (antiga) e sem contar que também sou gêmea e sei como é um sentir ciúmes do outro…( mas lógico que eu e minha irmã jamais teremos esses sentimentos de amor e ódio como os personagens Omar e Yaqub…rs)

  2. Uma adaptação que recebe elogios do autor já merece respeito e com as notas que vc deu então….
    eu adoro quadrinhos, e achei bastante interessante a ideia dos irmão gêmeos, adoraria ver no quadrinho como eles fizeram para diferenciar os dois, já que a diferença está na personalidade.
    p.s. muito fofo os autógrafos, o seu então todo especial!

  3. Adoro quadrinhos e a ideia desse é genial. E os autógrafos? Amei demais. Fiquei super curiosa, porque você falou muito bem e deu uma nota ótima. Creio que vou gostar!

  4. Fiquei curiosa com sua resenha, não conheço a obra mas fiquei muito curiosa pra ler o HQ, já que recebeu o elogio do autor.
    Acho que o tema família é muito legal tem várias coisas pra serem ditas e pensadas e fora que gosto de saber como outras pessoas se comportam, quero muito.
    Amei os autográfos, muito legais.

  5. achei a historia interessante, adoro historias em quadrinhos e apesar de conhecer agora o trabalho dos dois, já gostei e fiquei bem curiosa pra saber o que acontecer com os persongaens

  6. Muita criatividade do autor ao autografar os livros, amei!!! Interessante a resenha, não conhecia o livro ainda. Gosto de quadrinho. A questão dos gêmeos é bem diferente do que estou acostumada a ver, mas bem legal.

Os comentários estão fechados.