Resenhas

Piscina já – Luiz Antonio Aguiar

Piscina já!

ISBN-13: 9788578481445
ISBN-10: 8578481445
Ano: 2014 / Páginas: 104
Idioma: português
Editora: Biruta

Era um Brasil bem diferente.
Um país debaixo de Ditadura.
Tem gente que não conheceu esses tempos e nem imagina como foi. Era dureza, chumbo grosso. O Brasil estava um breu na época. E mesmo assim a garotada do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão.
E foi uma aventura dessas que quem viveu nunca esquece!
Como foi? No que deu?…
Está contado aqui… em Piscina Já!
Uma viagem para um tempo em que gente como a gente lutou – de várias maneiras – pela liberdade!

Introdução

Em Piscina Já, uma garotinha de 11 anos vive uma época conturbada em uma casa no Rio de Janeiro. Além da época difícil, o seu tio Zeca está desaparecido. Um dia ele simplesmente sumiu.

Sobre Luiz Antonio Aguiar

Autor de cerca de 90 títulos. Ganhou diversos prêmios pelo mundo, o Jabuti (1994); várias menções do Prêmio Altamente Recomendável, da FNLIJ; inscrito na lista de honra do IBBY (2007); o White Ravens (2008), a maior biblioteca de literatura infantil e juvenil do mundo – na Alemanha. Mestre em Literatura Brasileira pela PUC RJ. Colaborador em jornais. Costuma ministrar oficinas de leitura e de criação literária por todo o país.

Site oficial

Sobre Tiago Lacerda

Tiago Lacerda nasceu em 1979 em Volta Redonda. Formou-se em Design e trabalhou como cartunista, fazendo animações para TV e Cinema. Desde 2012 ilustra uma coluna semanal da Revista São Paulo; em 2013 tornou-se colaborador da revista VIP. Além disso, é editor da revista Beleléu, um importante selo de quadrinhos na cena independente do Rio de Janeiro.

Site oficial

Narrativa

A família dessa garotinha vai as pressas ao Condomínio das Colinas, onde as férias finalmente chegaram e teriam um pouco de paz.  Mas a atração principal foi tirada de todas as crianças pelo novo morador: general Pimenta. Unindo suas forças, irão lutar pelo direito a ter acesso a piscina, que para as crianças era tudo. Uma visão bastante criativa de um dos momentos mais complicados do Brasil. Uma releitura da Ditadura, sem esconder, pelo contrário, o autor explora a situação de modo bastante real. A tortura, o desaparecimento e o conflito são constantes em uma trama curta, mas sobretudo, muito sólida.

Como a narrativa é sob os olhos da garotinha, os personagens mais importantes, sem dúvida, são sua avó e o tio zeca. Ambos os personagens são aprofundados de uma forma muito carinhosa. Não tem como não se encantar.

Diagramação/capa

Mais um trabalho belíssimo da editora. Já não é novidade para quem acompanha minhas resenhas tanto da Biruta quanto da Gaivota. Ambas tem um cuidado muito grande com as publicações. A narrativa de Luis em harmonia com as ilustrações de Tiago derão o toque especial ao livro. O destaque da narradora do livro na capa, é essencial. A postura da garotinha diante da narrativa é semelhante, imponente.

Considerações Finais

Um livro curtinho, mas que promove reflexões que repercutem por muito tempo. Uma época onde quase tudo era proibido, personagens que se fundem com a realidade da época. O fato de escrever um livro para crianças sobre a ditadura e contar alguns dos problemas que vieram junto com ela, é fantástico. O trabalho de Luiz, eu já conhecia, mas esse sem dúvida, é um livro muito marcante em sua carreira.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. gostei do livro, fiquei curiosa pra ler pois quero saber mais sobre esse periodo de opressao que o Brasil passou, estudei um pouco disso no colégio mais ja esqueci metade, entao é bom ler e relembrar um pouco.

  2. eu adorei a ideia de um livro falar sobre a ditadura mas voltado para crianças, é uma forma de apresentar a história brasileira sem ser simplesmente com dados e fatos e sim com as pessoas que viveram, fiquei tão curiosa que fui no site da editora que tem uma prévia, eu simplesmente adorei!!!
    valeu pela dica eu tinha escutado falar que tinha um livro falando sobre ditadura infantil, mas não sabia o nome. Agora eu sei

Os comentários estão fechados.