Sobre a Escrita

ISBN-13: 9788581052779
ISBN-10: 8581052770
Ano: 2015 / Páginas: 256
Idioma: português
Editora: Suma de Letras

line

Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, “Sobre a Escrita” é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.

Introdução

Em Sobre a Escrita, Stephen falará tanto sobre seu processo de escrita quanto a sua biografia. King é um grande leitor e não vê futuro em escritores que não são leitores. Todo o processo da sua escrita e de seu aperfeiçoamento estão nesse livro.

Sobre Stephen Edwin King

Stephen King era um leitor fanático dos quadrinhos EC’s horror comics incluindo Tales from the crypt, que estimulou seu amor pelo terror. Na escola, ele escrevia histórias baseadas nos filmes que assistia e as copiava com a ajuda de seu irmão David. King as vendia aos amigos, mas seus professores desaprovaram e o forçaram a parar.

De 1966 a 1971, Stephen estudou Inglês na Universidade do Maine em Orono, onde ele escrevia uma coluna intitulada “King’s Garbage Truck” para o jornal estudantil, o Maine Campus. Ele conheceu Tabitha Spruce lá e se casaram em 1971. O período que passou no campus influenciou muito em suas histórias, e os trabalhos que ele aceitava para poder pagar pelos seus estudos inspiraram histórias como “The Mangler” e o romance “Roadwork” (como Richard Bachman).

Site oficial

Edições estrangeiras

On Writing: A Memoir of the Craft 437148 11584 732924 10230409

Narrativa

King tem o dom de escrever sem deixar a leitura cansativa. Descobrir seus métodos e segredos, era uma necessidade. Uma aula e tanto sobre escrita, disciplina, vivências e muitas dicas. Ele tentou por várias vezes, através de tantas recusas, foi se aperfeiçoando. Tem o jeito jeito divertido e meio exagerado de ser. Eu já conhecia algumas dessas histórias que ele vai contando ao longo do livro. Mas é sempre bom revivê-las através das suas próprias palavras. Principalmente, o amor da sua vida, Tabitha King (da qual eu preciso ler um livro imediatamente, ainda não vi publicações dela no Brasil :(). A narrativa é bastante informal, quase como uma conversa, principalmente no início do livro. A segunda parte, considero essencial, pois a técnica é bastante explorada.

Diagramação / Capa

O trabalho gráfico da Suma foi excelente, a divisão e a organização foi bastante clara durante a leitura, sem floreios. Sendo assim, não temos um livro maçante, pelo contrário, virava páginas descontroladamente. É um livro curto, sem muitas enrolações, como ele inicia do livro contando, tentou ser o mais breve possível.

Considerações Finais

Sobre a escrita, é um livro que eu leia uma vez por ano. Pois é tanta informação boa que vale a pena revisar e “pinças” mais aspectos. King me surpreendeu mais uma vez.

O bônus do livro é ter uma lista enorme de livros que ele indica ao final. Além de ler um livro sobre o que sempre tivemos curiosidade sobre o autor, temos uma grande aula de persistência com um dos maiores e melhores autores da atualidade. Um livro que todo fã do King deve ler e todo autor deveria, pois há dicas ótimas tanto de revisão quanto de disciplina. Um livro que em grande parte responde a maioria das dúvidas dos jornalistas e leitores. Sendo assim, acredito que perguntas “rasas” são cortadas e a repetição não acontece com frequência (pelo menos, espero que sim).