Experiência Interativa inédita oferece aos leitores a oportunidade de participar ativamente do enredo e destino dos personagens do novo livro da SESI-SP Editora

A SESI-SP Editora inova e neste mês, lança a ideia do livro interativo, em que os leitores podem e devem participar com dicas, opiniões e críticas. Sem nome definido, a obra classificada como Romance Juvenil Interativo será escrita pelo autor Luiz Bras, que já publicou no site www.sesispeditora.com.br/participedoromance a íntegra do primeiro capítulo.

Em uma iniciativa inédita, que promete abrir um nicho completamente diferente do que está em voga, a SESI-SP Editora busca envolver os jovens leitores cada vez mais em suas publicações, incentivando a leitura e a educação desde cedo, através da interação.

Partindo da premissa do primeiro capítulo, em que apresenta e direciona os personagens, dando todo o parâmetro de conteúdo inicial da história, o escritor Luiz Bras espera a colaboração dos leitores para que possa – a partir daí – publicar no blog da Editora um novo capítulo, que deve ser disponibilizado à apreciação do público, em um período quinzenal.

Com muita experiência no mundo literário, Luiz Bras já publicou diversos livros, além de estar engajado no mercado editorial, escrevendo resenhas para o jornal A Folha de S.Paulo. No entanto, apesar de toda a tarimba, a originalidade envolvendo o projeto apresenta-se como uma nova vertente para ele, que fez questão de exaltar que “escrever um romance de aventura para jovens, incorporando as melhores sugestões dos leitores é, sem dúvida, um enorme desafio”.

A história do primeiro capítulo traz – primordialmente – dois personagens principais: Fausto – um velho empresário de 90 anos, presidente e acionista majoritário de um grande laboratório farmacêutico, e Tatu – um rapaz franzino, adolescente na faixa dos 15 anos, apaixonado por informática e que pilota uma cadeira de rodas. O destino de ambos se cruza logo no início do livro, que tem como cenário de fundo a cidade imaginária de Cobra Norato e o argumento da busca pela misteriosa semente da purificação, algo mítico, que possui qualidades sobrenaturais, defendida por indígenas e desejada pela indústria farmacêutica.

Em meio a acontecimentos inusitados, a aventura se desenvolve sob o olhar dos leitores, que têm suas melhores sugestões incorporadas ao enredo. Ao final, o título do livro também deverá ter a participação – mais que especial – dos leitores; por isso, a obra ainda não tem um nome. Os participantes terão os nomes citados em nota de agradecimento no final da publicação, no blog e no formato de livro impresso.

A partir do dia 27 de julho todos terão acesso aos capítulos prontos através do blog Participe do Romance da SESI-SP Editora, podendo participar com sugestões e observações nos comentários da página. Para isso, o leitor cadastra seu e-mail e nome ou entra com o cadastro de uma rede social. Além disso, pode deixar anotado que quer ser avisado por e-mail quando o próximo capítulo estiver disponível, facilitando a leitura e fazendo-o participar ativamente de toda a criação da obra.

Sobre o Autor

Luiz Bras nasceu em 1968, em Cobra Norato – MS, pequena cidade da mítica Terra Brasilis, que passou a ser sua cidade natal, segundo Luiz, desde que sonhou com ela. É professor e doutor em Letras pela Universidade de SP. Já publicou diversos livros, entre eles, o romance Sozinho no deserto extremo, Ventania Brava e o livro de contosParaíso Líquido. Mantém uma coluna mensal no jornal Rascunho, de Curitiba, no qual escreve – principalmente – sobre ficção científica e fantasia. Também colabora – regularmente – no jornal A Folha de S.Paulo, resenhando lançamentos do mercado editorial.

Sobre a SESI-SP Editora e SENAI-SP Editora:
Criadas em sintonia com a missão do SENAI e do SESI de difundir o conhecimento e a cultura, as Editoras têm a proposta de preencher uma lacuna editorial existente nas diversas áreas de educação e ensino profissionalizante em que o SENAI-SP atua, e busca difundir, de forma planejada e sistematizada, o conhecimento produzido pelo SESI-SP nas áreas de Cultura, Educação, Esporte, Nutrição, entre outras, assim como identificar oportunidades que possam contribuir para o enriquecimento dessas áreas. Desde sua criação, em 2011, as duas editoras já publicaram mais de 220 títulos.