Adestramento Inteligente

ISBN-13: 9788582401927
ISBN-10: 8582401922
Ano: 2015 / Páginas: 248
Idioma: português
Editora: benvirá

Ter um cachorro em casa é uma alegria – afinal, ele é nosso melhor amigo, nosso companheiro, alguém que nos ama incondicionalmente. Mas o que fazer quando esse nosso amigo desenvolve sérios problemas de comportamento? Ninguém quer ter em casa um cachorro que late a noite a toda ou que rói todos os móveis, certo?
Foi pensando em resolver problemas cotidianos dos donos de cães que Alexandre Rossi, o Dr. Pet, escreveu este livro. Sua técnica do adestramento inteligente, baseada no reforço positivo, permite que os cães e outros animais aprendam por meio de estímulos e recompensas, valorizando, assim, as atitudes corretas. Além disso, o dono se diverte muito ao ensinar e estreita ainda mais o laço afetivo com seu cão.
Resultado de anos de prática, este guia traz não só a indicação de todos os equipamentos úteis para o adestramento do seu animal (petiscos, coleiras, guias, caixas de transporte, entre outros), como ensina a utilizar comando básicos (“deita”, “senta”, “junto” etc.) e a imprescindível técnica do click. Além disso, mostra como o dono pode entender melhor a linguagem de seu cão e corrigir comportamentos inadequados, sem violência.
Escrito com amor, humor e bom senso, Adestramento inteligente é indicado para todos aqueles que amam seu cão e querem desenvolver com ele uma relação de carinho e de respeito.

Introdução

Em Adestramento Inteligente, Alexandre Rossi explora as técnicas e dicas de poder ter uma boa relação com seu cachorro. Em muitos dos casos a culpa é do dono em não reforçar atitudes positivas. O livro é um guia do comportamento canino e de dicas para o bem estar dos bichanos.

Quem me conhece sabe que recentemente tenho um novo membro da família: Adam. Um filhote de Dálmata de 3 meses. O livro foi de bastante valia, pois muitas das dicas que o livro contém, me ajudaram a ter uma melhor comunicação com o cachorrinho ativo que convivo todos os dias.

Sobre Alexandre Rossi

Aos seis anos de idade, Alexandre Rossi se interessou por comportamento animal, observando os peixes do aquário. Ensinou-os a passar por argolas e a tocar pequenos sinos na hora de comer. O treinamento estendeu-se a coelhos, hamsters e animais de estimação dos amigos. Cursou a faculdade de Zootecnia, na Universidade de São Paulo (USP), e especializou-se em Comportamento Animal. Obteve o primeiro título de especialista no tema na Universidade de Queensland, na Austrália, em 1997. Trabalhou e desenvolveu pesquisas em zoológicos na Irlanda, Portugal e África do Sul, adquirindo experiência no adestramento das mais variadas espécies, de elefantes a cangurus.

De volta ao Brasil, concluiu mestrado em psicologia animal pela USP e escreveu dois livros: “Adestramento Inteligente” (editora CMS) e “Meu Irmão, o Cão” (editora Germinal) – este último em parceria com a veterinária Regina Rheingantz Motta. Atualmente, comanda um quadro na TV, dá consultas e palestras sobre comportamento animal, além de coordenar a Organização Cão Cidadão que, entre outras atividades, treina cães para Propagandas e Filmes.

Narrativa

A narrativa do livro é bem convidativa, foram poucas horas e eu já estava super animada pra por algumas das coisas em prática. Sim, é preciso muita paciência pra poder tudo em prática e isso não ocorre de um dia por outro. São exercícios diários e treinamentos constantes. Pois o cãozinho precisa ter isso bastante claro e parar com o adestramento implica em perder todo o processo conquistado ao longo dos treinamentos. O livro tem um tom informal e de fácil entendimento, assim é destinado a todos que querem entender um pouco mais sobre o universo do adestramento e seus desafios.

Diagramação

O trabalho da Benvirá está encantador. A diagramação é confortável e não foram encontrados erros que comprometam a leitura.

Considerações Finais

Adestramento inteligente é um livro guia para poder começar a adestrar seus cãezinhos, se torna eficaz se levado a sério. Adam está cada dia acertando mais e eu não poderia ficar mais do que orgulhosa do comportamento dele. Em muitos dos casos, a culpa do  mal comportamento é do próprio dono. E o fato do adestramento ser indolor ou causando traumas, é ainda melhor.

comentários

  1. parece o tipo de livro que alguém como eu que cria cachorro precisa ter, por mais que algumas dicas eu já conheça é sempre bom ter tudo junto num canto só.
    nem me diga que muitas vezes o mal comportamento é culpa dos donos, eu tô quase procurando um “como adestrar seu irmão mais novo” ele colocou um monte de mania horrivel no cachorro daqui de casa ….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*