EspecialNovidades

Estante Virtual seleciona edições raras de poetas brasileiros em homenagem ao Dia Internacional do Poeta

A história da poesia pode ser considerada anterior à da escrita. Diversas obras da antiguidade foram criadas em forma poética para ajudar na transmissão oral de culturas e línguas, de geração para geração. Alguns dos grandes personagens da mitologia grega foram imortalizados graças aos poetas, que transformaram as epopeias dos deuses em versos inesquecíveis. Com o decorrer dos séculos, os poetas também se confundiam com os menestréis, já que criavam versos musicados, transmitidos pelas cidades por onde passavam, com histórias de lugares distantes e de eventos reais ou imaginários.

Para celebrar o Dia Internacional do Poeta, em 04/10, a Estante Virtual, site de venda de livros usados e novos, garimpou edições raras de títulos de poetas brasileiros. A seleção começa com “Amor, Amores”, escrito pelo poeta, contista e cronista mineiro Carlos Drummond de Andrade. A primeira edição do livro, publicado na década de 70, pode ser encontrada na Estante Virtual por R$ 1.300,00 (http://www.estantevirtual.com.br/armariobibliografico/Carlos-Drummond-de-Andrade-Amor-Amores-1a-Edicao-146621975).

Outra raridade é “O Encantador de Palavras”, do poeta mato-grossense Manoel de Barros. Nas páginas do livro, o autor recria as palavras e devolve-as com novos sentidos e outras sonoridades. E assim, o leitor descobre uma realidade inesperada. O título inaugura a coleção “Arranjos para Assobios”, dedicada a autores não portugueses. Raridade, a primeira edição do livro pode ser adquirida na Estante Virtual por RS 1.600,00 (http://www.estantevirtual.com.br/buquineiro/Manoel-de-Barros-Siron-Franco-O-Encantador-de-Palavras-156391735).

“Um pouco acima do chão”, do poeta e crítico de arte maranhense Ferreira Gullar, fecha a seleção. Lançado quando o autor tinha apenas 18 anos, o livro reúne trovas e sonetos, formas que logo seriam abandonadas por ele. No acervo da Estante Virtual, há um exemplar da 1ª edição do livro, que traz dedicatória do autor, disponível por RS 1.300,00. http://www.estantevirtual.com.br/buquineiro/Ferreira-Gullar-Um-Pouco-Acima-do-Chao-Autografado-152299891.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Especial

1 Comentário

  1. Amy!
    Livros muito bem escolhidos pela Estante Virtual para homenagear o Dia do poeta.
    Os livros de poesias tem voltado, o que me deixa feliz. Fazia tempo que não via tantos lançamentos e gostei do que está vindo…
    “Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.”(Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

  2. a estante escolheu a dedos os livros, né?
    eu tenho uma relação amor/ódio com poesias tem umas q eu adoro e outras…
    eu nunca comprei livro de lá…
    vcs já? foi legal?

Os comentários estão fechados.