Enquanto Bela Dormia

Introdução

Em Enquanto Bela dormia, teremos mais uma releitura comtempôranea do clássico que fez sucesso nas telonas da Disney. Elise é uma jovem 14 anos que vivia no campo. Ela perdeu sua toda a sua família para uma doença e vai para cidade na busca de um emprego. Ela consegue um emprego no castelo e logo se destaca em meio as outras empregadas, ela consegue o cargo de dama de companhia da rainha. Como convive perto da rainha, vê todo o sofrimento da mesma em tentar conceber um herdeiro ao rei Ranolf. Isso põe o torno em risco e pode ser passado na próxima linha. A rainha consegue quando Millicent, tia do rei, lhe oferece ajuda. Mas a proximidade das duas não deixa o rei muito animado. Com isso, ele expulsa a sua tia para afastar Lenora da veia manipuladora de sua tia. Mas, Millicente acaba se tornando uma inimiga quando no dia do batizado de sua filha, roga uma maldição na pequena herdeira. Nesse livro, vemos como Elise se afeiçoa a rainha e a sua filha durante um bom tempo e todos os cuidados para a proteção do reino tem de ser altos, principalmente quando a ameaça surge. Toda sua lealdade e amor serão postos a prova.

Sobre Elizabeth Blackwell

Se formou em história e comunicação na Universidade Northwestern e fez mestrado em jornalismo na Universidade de Columbia. Teve muitos empregos – entre eles o de editora de uma revista e redatora freelance -, mas o de escritora é, de longe, seu preferido. Mora no subúrbio de Chicago com marido, três filhos e uma pilha cada vez maior de livros de cabeceira.

Edições estrangeiras

18079665 22305312 21424762

Narrativa

A graça do livro é que o foco da narrativa está em Elise. A releitura é bem feita, deixando um pouquinho de surpresa pra quem já a conhece e ao mesmo tempo, trabalha com os elementos chave da trama original. A vida de Elise ganha mais foco do que o da princesa e a sua maldição. As dificuldades e todas situações que passou naqueles momentos tem um viés bastante real e que de certa forma, promove uma fuga do gênero. Uma leitura que prende, diverte e ao mesmo tempo deixa o leitor bastante curioso. Adoro quando os autores tem a habilidade e o cuidado de tornar todo final de capítulo viciante, ao pondo do leitor querer ou melhor, precisar do seguinte.

Diagramação e capa

A capa do livro foi o que mais me chamou atenção, claro… a sinopse também. A edição está bem cuidadosa.

Considerações finais

Enquanto Bela dormia, é um livro muito bem escrito, original e pode me mostrar que ainda é possível fazer releituras boas dos belos clássicos. Leitura obrigatória para quem gosta de contos de fadas. Surpreendentemente bom.