Resenhas

Vinte mil pedras no caminho – Jorge Tarquini e Fabian Penyy Nacer

Vinte Mil Pedras No Caminho
ISBN-13: 9788581303390
ISBN-10: 8581303390
Ano: 2015 / Páginas: 376
Idioma: português
Editora: Geração

Introdução

Em Vinte mil pedras no caminho, é uma biografia de Fabian Nacer, um brasileiro de classe média que é ex-usuário de drogas que usou por mais de 20 anos. Ele atingiu o fundo do poço quando chegou a morar na Cracolândia. Ficou seis anos morando na rua e ele estima ter fumado mais de 20 mil pedras de crack. Fabian foi internado por mais de 25 vezes e chegou a pesar menos de 40 quilos. Junto com o jornalista Jorge Tarquini, conta sua história tumultuada e cheia de revelações. Hoje, Fabian é um dos principais nomes no estudo das políticas de reabilitação.

Sobre Jorge Tarquini e Fabian Penyy Nacer

O jornalista Jorge Tarquini é famoso por ter tomado o depoimento de uma garota de programa e transformado sua história num best-seller mundial: O doce veneno do escorpião – Bruna Surfistinha.


Fabian é uma pessoa real, um ex-viciado em drogas pesadas. Foi usuário de crack por seis anos, período em que morou na Cracolândia, centro de São Paulo. Chegou a pesar menos de 40 quilos. Dormia num bueiro. Sobreviveu por um milagre e hoje é um dos nomes mais fortes do país em termos de reabilitação, tendo criado um programa de internação inovador, baseado em sua própria experiência – ele foi internado 25 vezes!

Narrativa

A narrativa tem relatos pra lá de polêmicos, Fabian teve uma boa infância e ao mesmo tempo uma adolescência bem conturbada, ou seja, sem limite algum. Ele poderia ter tido os melhores estudos e uma carreira fantástica, mas na época… acabou indo pro lado errado e as drogas e o sexo pareciam ser as suas escolhas. O conteúdo é forte, realista e promove várias reflexões. O livro tem uma linguagem de fácil acesso e é bem descritivo. As cenas que vão passando na cabeça como um filme aos nossos olhos.

Diagramação e capa

A diagramação do livro é bastante funcional, a leitura foi bem rápida e a fluidez dos capítulos são um ponto muito positivo pra trama.

Considerações finais

Vinte mil pedras no caminho, é um choque de realidade, como a vida pode dar voltas se tornar um caos. O livro funciona como uma espécie de alerta e ao mesmo tempo, conta como Fabian foi se transformando, bem como seu trabalho com a reabilitação de dependentes químicos. Sei que a maioria dos leitores foje de biografias, mas essa com certeza é uma daquelas que vale tentar, pois é um relato muito sério e ao mesmo tempo tem uma dinâmica que não deixa o conteúdo cansativo.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

Os comentários estão fechados.