EspecialNovidades

Trote do Amor dá as boas-vindas aos calouros da UniCarioca com mais engajamento social e zero violência

Mobilizar os universitários para o engajamento social é a proposta do “Trote do Amor”, projeto que visa dar as boas-vindas aos calouros de 11 faculdades do Rio de Janeiro, envolvendo mais de 70 núcleos acadêmicos num clima solidário e de amizade. Ao contrário dos tradicionais trotes universitários que costumam exagerar, e por vezes passar do ponto, nas tintas, festas e bebidas, a iniciativa — que acontece entre os dias 29 de fevereiro e 4 de março — prevê arrecadar donativos para instituições de caridade da cidade e conta com a participação de instituições como a UniCarioca.

“Mais do que preparar um excelente profissional, as instituições de ensino precisam formar pessoas capazes de desempenhar muito bem suas funções e que, além disso, assumam suas responsabilidades perante a sociedade e o planeta. E isso começa na chegada ao ambiente acadêmico”, comenta Jalme Pereira, coordenador do Núcleo de Ação Socioambiental (Nasa) da UniCarioca.

Por meio do Nasa e da Atlética Carioca, cerca de 20 alunos do centro universitário, das unidades do Rio Comprido e Méier, já estão envolvidos diretamente com o projeto. Karen Neumann, aluna do curso de Marketing, acredita que o Trote do Amor seja uma oportunidade de colocar em prática o lado humano. “Durante a faculdade, aprendemos conteúdos relacionados a Ética e Cidadania e, através de iniciativas como essa, conseguimos colocar em prática o aprendizado. Para mim, uma formação de verdade é aquela que, além de formar o bom profissional, forma pessoas e receber novos colegas com esse pensamento já é um passo importante para criar essa mentalidade nos primeiros anos de faculdade”, explicou.

Marcos Mendes, um dos idealizadores do “Trote do Amor”, afirma que o objetivo de 2016 é de ultrapassar as 5,5 toneladas de alimentos arrecadados na edição de 2015. “Não queremos acabar com os tradicionais trotes de boas-vindas aos calouros, porém, não podemos admitir cenas violentas que, em alguns casos, resultaram em mortes entre os alunos. Afinal, o período da universidade é um dos mais importantes e não pode ficar marcado de forma negativa”, comentou.

Os alimentos recolhidos pela UniCarioca serão doados para a Associação de Assistência às Causas Sociais (AACS) e podem ser depositados nas quatro unidades da UniCarioca: Rio Comprido (Av. Paulo de Frontin, 568), Méier (Rua Venceslau, 315), Bento Ribeiro (Rua João Vicente, 1355) e Jacarepaguá (Estrada de Jacarepaguá, 6816). As universidades UFRJ, Unirio, UFF, FGV, ESPM, IBMR, Veiga de Almeida, PUC, FACHA e IBMEC também estão participando do “Trote do Amor”.

UniCarioca no Trote do Amor
Unidades:
Rio Comprido (Av. Paulo de Frontin 568, Rio Comprido)
Méier (Rua Venceslau, 315, Meier)
Bento Ribeiro (Rua João Vicente, 1355)
Jacarepaguá (Estrada de Jacarepaguá, 6816, Anil)
Site: www.unicarioca.edu.br
Telefone: (21) 2563-1919

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Especial

Os comentários estão fechados.