O lançamento do filme “A Viagem do Meu Pai” conta sobre o poder da música no registro de lembranças com a ação #MusicasParaSempre

unnamed (2)

São Paulo, 08 de agosto de 2016 – No lugar de um lançamento tradicional do filme A VIAGEM DE MEU PAI (Floride), que mostra a relação de uma filha com o pai que vive com Alzheimer, a Mares Filmes decidiu realizar uma campanha, que informa o poder da música na vida de portadores da doença. Para isso, a produtora convidou a BossaNovaFilms, a Dahouse Audio e a Isobarpara a realização de uma ação chamada #MusicasParaSempre, que tem como objetivo engajar famílias e músicos ao redor do Brasil em prol da causa.

 

VÍDEO DA CAMPANHA: https://youtu.be/uiighPxlgmU
ESCUTE A CANÇÃO: https://youtu.be/cFqomhGVTQE


Uma recente descoberta da medicina trouxe uma nova esperança para portadores de Alzheimer, doença que atinge 35 milhões de pessoas no mundo. O estudo realizado pela Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig(Alemanha) afirma que além de o nosso cérebro ser dividido em diversos compartimentos, alocando as nossas memórias em um deles, a música tem seu espaço exclusivo e distinto das demais lembranças, tendo menor chance de ser comprometida pela doença.

Com essa incrível revelação, músicos podem se unir para criar melodias e letras sobre a vida de pacientes e dar força ao movimento #MusicasParaSempre. Imagine que, mesmo que uma pessoa esqueça o caminho de casa ou o nome de alguém, que acabou de conhecer, ela ainda consegue cantarolar melodias que marcam sua vida.

A campanha começa com a música criada para o Hélio Elpídio de Queiroz diagnosticado com Alzheimer há três anos. Ele é pai de Camila e Mariana, e avô da Manuela, retratadas pela melodia composta por Lucas Mayer e interpretada pela cantora Ana Julia Zambianchi. O filme que inaugura o movimento foi dirigido por Georgia Guerra-Peixe, da BossaNovaFilms, junto deFábio Meirelles.

Mais do que uma campanha queremos transformar essa descoberta da medicina num movimento: quanto mais pessoas compartilharem o vídeo, mais músicos podem compôr canções baseadas em outras histórias de vida de pessoas que vivem com a doença”, comenta Eduardo Battiston, Chief Creative Officer da Isobar.

Abracei a causa ao receber o convite para dirigir esse projeto. Foi um desafio lindo contar a história de Hélio de uma maneira sensível e emocional. Destaquei a música como elemento principal da narrativa, já que ela também é o fator mais importante para conhecimento dos portadores da doença e dos músicos que podem ajudá-los. Imagino a alegria dessas famílias ao saber que é possível ter uma memória inesquecível”, conta Georgia Guerra-Peixe.

Não deixe de assistir ao vídeo da campanha e ouça a música da família Queiroz e ao trailer do filme A VIAGEM DE MEU PAI(Floride), que estreia nesta quinta-feira, dia 11 de agosto de 2016.

 

A VIAGEM DE MEU PAI
França | 2015 | 110 min. | Comédia
Título Original:
Floride

Direção: Philippe Le Guay
Roteiro: Philippe Le Guay, Jérôme Tonnerre, Florian Zeller
Elenco: Jean Rochefort, Sandrine Kiberlain, Laurent Lucas
Distribuição: Mares Filmes

Sinopse: Aos 80 anos, Claude Lherminier (Jean Rochefort) ainda mantém sua imponência, apesar de ser cada vez mais frequente seus esquecimentos e ataques de confusão. Um estado que ele se recusa em admitir. Carole (Sandrine Kiberlain), sua filha mais velha, trava uma batalha diária e desgastante para cuidar do pai. E, por um capricho, Claude decide viajar até a Flórida, deixando no ar qual seria o motivo dessa viagem repentina. Do diretor de AS MULHERES DO SEXTO ANDAR e PEDALANDO COM MOLIÈRE.