EspecialEventosExposições

“Fotografia Expandida”, de Denise Cathilina, ocupa Oi Futuro com fotogramas, negativos, imagens analógicas e digitais

Com curadoria de Alberto Saraiva, mostra abre ao público dia 20 de setembro ocupando duas galerias com suportes diferentes para a imagem fotográfica 

  • Instalação com projeções televisivas e câmeras de segurança torna espectador uma das imagens da mostra

  

Professora do Parque Lage há 20 anos e uma das integrantes da geração 90, Denise Cathilina apresenta um resumo dos 24 anos de carreira em que investigou a imagem fotográfica individual na exposição “Denise Cathilina: Fotografia Expandida”, a partir de 20 de setembro, no Oi Futuro. A abertura para convidados será no dia 19 de setembro, às 19h30, no centro cultural no Flamengo.

Denise sempre explorou os limites e possibilidades da fotografia além dos usos e meios convencionais. Com curadoria de Alberto Saraiva, a mostra reúne fotografias que passam por várias técnicas e uma instalação com projeções televisivas e câmeras de segurança que exibirá imagens do próprio espectador. A ideia, segundo Denise, é propor um ambiente altamente fotografável, onde as pessoas poderão se ver de vários ângulos: “tenho explorado muito o universo das selfies, de como o autorretrato é usado, como as pessoas se colocam à frente de sua representação. Acho interessante pensar neste momento de grande circulação da imagem”.

A exposição ocupará duas galerias do Oi Futuro com 20 obras, entre fotogramas originais, fotografias impressas, negativos de 3×4 e digitalizações. O público poderá conferir décadas de desconstrução visual de uma artista que oferece imagens em numerosos suportes. “Denise não está interessada na consistência da forma, na objetividade, nas sombras e luzes, mas no experimento da fotografia como um todo. É uma das pioneiras no Rio”, comenta o curador Alberto Saraiva.

 A carreira nas artes visuais começou aos 30 anos. Antes, Denise atuou como atriz, se formou como técnica em mecânica e chegou a entrar na Faculdade de Engenharia Cartográfica. Foi a primeira mulher a trabalhar na manutenção mecânica da Petroflex, fábrica especializada em borracha. “A tecnologia sempre foi do meu interesse. Na fotografia e nas instalações consegui trazer o gosto pela matemática e pelo abstrato”, diz.

Quando começou a testar os limites da imagem, Denise lembra que o gênero documental era muito mais valorizado do que a fotografia de experimentação. “O Oi Futuro foi um importante incentivador na história da fotografia-arte. Estou muito feliz com essa exposição, pois os espectadores vão poder analisar trabalhos de diferentes épocas e maneiras de produções, que refletem as transformações nesses últimos 20 anos. Um coquetel com todas as tecnologia disponíveis, desconsiderando os conceitos de obsolência  e não diferenciando o low e o hight tech”, diz a artista.

Mais sobre a artista

Denise Cathilina é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, curadora independente, artista visual, produtora e fotógrafa. Possui participação em diversas exposições em importantes instituições no Brasil e no exterior (Paço Imperial, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Casa França – Brasil, Centro de Artes Helio Oiticica, Galeria EAV Parque Lage, Oi Futuro, Museu de Arte Contemporânea de Rosário, Argentina, International Labor Organization, Genebra, Galeria Gedok, Munique). Como curadora, já produziu cerca de 30 exposições de jovens artistas na EAV do Parque Lage, no Ateliê da Imagem e em seu próprio ateliê. Desde 2004 realiza pesquisas em web art, game art, internet, com participação no Festival Internacional de Cultura Digital, MAM-RJ, 2011.

SERVIÇO:

Denise Cathilina: Fotografia Expandida

Local: Oi Futuro

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Telefone: 3131-3060

Abertura para convidados: 19 de setembro, às 19h30

Período de visitação: 20 de setembro a 13 de novembro

Horário de visitação: terça a domingo, das 11h às 20h.

Entrada franca | Classificação etária: Livre

 

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Especial

Os comentários estão fechados.