Noite de abertura contará com o lançamento de um curta-metragem, assinado por Luiz Carlos Lacerda, sobre a obra do artista

Artista criativo e atuante, Luiz Aquila mostra novas possibilidades plásticas a partir do dia 21 de novembro, na galeria Patricia Costa, em Copacabana. A exposição com curadoria de Luiza Interlenghi reúne oito pinturas inéditas e uma série preciosa de antigos desenhos (1979) garimpados no ateliê. Segundo o artista, na nova aventura visual “o espaço da tela é dividido por áreas de cor ou quase padrões, que acentuam intervalos brancos com interferência dos caminhos marcados pelo pincel”. Surgem, assim, estimulantes contrastes para quem observa atentamente sua obra.

unnamed

Para a curadora, “as pinturas recentes de Luiz Aquila, em uma passagem pelo azul, anunciam formas – colunas, nuvens, ondas, grades – logo desestabilizadas por planos irregulares, traçados desalinhados e torções em fuga. Nesses trabalhos, em que intensidades de cor disputam espaço na tela, o artista acolhe pausas luminosas, densas formações do branco, clareiras. Ao aproximá-las de desenhos de 1979 em que também os azuis reverberam, essa exposição traça um arco de ligação, que reafirma a convivência tensa entre desenho e pintura em sua investigação dos limites do quadro.

Luiza Interlenghi completa: “A aventura poética de Luiz Aquila transcorre, em grande medida, no desafio a esses limites. O quadro é como um território a ser explorado. Em seu interior se abre um espaço potente, que tudo pode ser (pois nada ainda é). Há uma tentativa de conduzir o fluxo imaginário de uma grande tela em expansão às bordas desse campo, que, tal como um visor, captura rastros de uma constelação de possibilidades da imagem”.

Sobre o filme “Aquila,Luiz”

O evento promete. Nesta mesma ocasião, será lançado o filme-documentário sobre a obra de Luiz Aquila, com direção do cineasta Luiz Carlos Lacerda. As gravações do curta-metragem “Aquila, Luiz” foram realizadas no primeiro semestre de 2016, depois de um convite feito pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda. “O que mais me chamou atenção durante as filmagens”, observa o diretor, “foi o extremo compromisso com a liberdade de criação. É uma relação impulsiva, ele entra num transe e fica obnubilado pela expressão”.

Luiz Carlos Lacerda contabiliza cerca de 30 curtas sobre personagens da cultura brasileira, como Angelo Agostini, Zé Tarcísio, Victor Arruda e Cecilia Meireles, além de um longa-metragem biográfico sobre Leila Diniz. “Sempre sonhei em filmar o Luiz Aquila, um artista que acompanho há muito tempo. Finalmente tomei coragem e consegui”, vibra Luiz Carlos Lacerda. As tomadas foram feitas no ateliê do artista, em Petrópolis, no Museu de Arte Moderna-RJ, no Museu Nacional de Belas Artes-RJ, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói-RJ, no Paço Imperial e nas galerias Patrícia Costa e Paulo Branquinho.

Sobre o artista

Desde os anos 60, Luiz Aquila com o intenso desejo de experimentar, faz ensaios em xilogravura, gravura em metal, litografia, além de desenho e pintura, que desenvolve em todo o seu percurso. Viveu no Rio de Janeiro, Paris, Lisboa, Évora e Londres. Ao longo da carreira, participou de mais de 200 exposições (individuais e coletivas) no Brasil e no exterior, sendo chamado pelo crítico Frederico Morais de “herói de sua própria pintura”. Lecionou na Universidade de Brasília e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde também foi diretor. Ao longo da vida, Luiz Aquila, como artista e professor, foi influência marcante na “Nova Pintura Brasileira” dos anos 80. Em 2013, comemorou cinco décadas de trajetória com uma grande retrospectiva no Paço Imperial.

Serviço – Individual Luiz Aquila:

Título: Luiz Aquila – Pinturas recentes e desenhos reencontrados

Abertura: 21 de novembro (segunda-feira), às 19h

Local: Galeria Patricia Costa – Av. Atlântica, 4240, loja 226, Copacabana.

Telefone: (21) 2227-6929.

Visitação: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, das 12h às 18h.

Período da mostra: 22 de novembro a 22de dezembro de 2016

Ficha técnica do curta-metragem:

Título: “Aquila, Luiz”

Lançamento: 21/11/2016 (segunda-feira), às 19h, no Cassino Atlântico

Roteiro e direção: Luiz Carlos Lacerda

Produção: Matinê Filmes

Direção de fotografia e câmera: Alisson Prodlik

Assistente de direção: Carla Daniel

Trilha musical: Alfredo Sertã

Edição: Luiz Carlos Lacerda e Alisson Prodlik