O primeiro e último verão - Letícia Wierzchowski

verao

O Primeiro e o Último Verão

ISBN-13: 9788525062864
ISBN-10: 8525062863
Ano: 2017 / Páginas: 152
Idioma: português
Editora: Globo Livros


Introdução

Em O primeiro e o último verão,  é um convite apara acompanhar alguns eposódios da vidade Clara, durante um verão na praia de Pinhal. Ela, aos 14 anos, teve lições e situações que deixam um processo de amor e dor ao mesmo tempo. Férias de verão, sol, amizade, paixões e decepções.

Sobre Letícia Wierzchowski

Foto -Letícia Wierzchowski

A escritora gaúcha Martha Medeiros sugeriu a leitura do primeiro romance de Letícia a um amigo paulistano de naturalidade gaúcha e descendente, como Letícia, de poloneses. O publicitário Marcelo Pires gostou tanto do livro que enviou, em dezembro de 1998, um e-mail à autora e ambos passaram a se corresponder regularmente pela rede. Menos de um ano após a primeira mensagem, em 17 de setembro de 1999, Letícia e Marcelo casaram-se. Na cerimônia de casamento, o casal distribuiu aos convidados um pequeno livro com algumas das mensagens trocadas por eles. Um dos participantes da festa, o editor Ivan Pinheiro Machado, da LP&M, acreditou que o livro poderia fazer sucesso e lançou uma edição comercial. Nascia assim, em 1999, o livro Eu@teamo.com.br, que teve suas duas edições rapidamente esgotadas.

Narrativa

Não é a primeira esperiência que tenho com a narrativa de Letícia, ou seja, já fui com expectativas bem altas ao novo livro da autora. E não me decepcionei em nada, pelo contrário, o tom póetico, cheio de nuances é o que eu estava buscando. Em poucas páginas e palavras, ela consegue expor os sentimentos da protagonista com maestria. É notável como tudo isso ocorre como um passe de mágica. O livro provoca nostalgia nos leitores mais adultos e tem aquele gostinho de 90’s,  bem longe das redes sociais.

Projeto Gráfico

Trabalho muito bem executado pela editora. Capa maravilhosa e condizente com a trama e uma diagramação bastante agradável.

Considerações Finais

O primeiro e o último verão, é a prova física de que existem boas narrativas com menos de 200 páginas. Uma trama sem enrolação, num tom agradável e cheio de questionamentos além do livro. Comecei admirando o trabalho de Letícia e terminei mais uma obra encantada com o que a autora tem a oferecer a várias faixas etárias.

1 I like it
0 I don't like it

Estudante de produção editorial, graduada em cinema e webdesign. Dedicada, apaixonada por café, livros, filmes e exposições. Não vivo sem os livros do Stephen King, Joe Hill e Harlan Coben. Em minha playlist não falta: Green Day, American Authors, Strokes, The Lumineers, Amy Winehouse, One Republic, Carla Bruni, Foo Fighters, RHCP, The Doors, Ramones e AC/DC.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *