Boneco de Pano

ISBN-13: 9788580417036
ISBN-10: 8580417031
Ano: 2017 / Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Arqueiro


Introdução

A primeira experiência que tive com o livro foi bastante inusitada. A convite da editora Arqueiro, fui ao Escape 60′ em uma sala especial que prepararam para comemoração do lançamento, tivemos que desvendar um caso que está diretamente ligado ao livro e tentamos solucioná-lo em 60 minutos. Porém, ficamos na sala por uma pista que não consequimos solucionar. Mas, foi nessa experiência que sabia que estava em uma situação nova e bem interessante. Resumindo, tive uma prévia do que estava por vir com a leitura.

Em Boneco de Pano, William Fawkes, um polêmico detetive que é popularmente conhecido como Wolf, que volta ao trabalho depois de meses em tratamento psicológico por ter se envolvido demais em um caso em que quase acabou por cometer um crime. Cheio de expectativas após seu retorno, Emily Baxter, sua ex-parceira de trabalho e fiel amiga, pede ajuda em uma investigação pra lá de inusitada: um cadáver que é composto por partes de corpo de seis pessoas costuradas, formando uma espécie de “boneco de pano” próximo a casa de Wolf. Cabe a Wolf a indentificação das vítimas. Surpreendentemente, sua ex-mulher, Andrea Hall que é uma reporter, recebe de fonte anônima, fotos da cena do crime e com elas uma lista com o nome de seis pessoas. Na lista há detalhes de datas que o assassino pretende matar para montar um novo boneco. E quem será o último nome da lista? Isso mesmo, Wolf.

Uma corrida contra o tempo que levará os personagens ao limite. Onde o passado e o presente de Wolf estão interligados.

Sobre Daniel Cole

Foto -Daniel Cole

Aos 33 anos, Daniel Cole já trabalhou como paramédico, foi oficial da Real Sociedade Protetora dos Animais e membro da Guarda Costeira Real, sempre imbuído do desejo de salvar pessoas – ou talvez movido pela culpa de ter matado tantos personagens em seus textos. Boneco de Pano é seu primeiro livro, escrito originalmente como piloto para uma série de TV, e, nos primeiros dias após o lançamento no Reino Unido e na Holanda, já foi direto para as principais listas de mais vendidos. Ele vive em Bournemouth, na Inglaterra.

Edições estrangeiras

30653986 33147229 33197744 35673695

Narrativa

A narrativa como um todo é bem resolvida. Wolf é um personagem forte e que sustenta grande parte da narrativa, não sabe diferenciar trabalho e vida pessoal, pelo contrário, elas tem o mesmo significado para ele. Os outros personagens tem sua importância, alguns mais e outros menos, porém são apresentados de modo gradual e bem cuidadoso. Personagens reais, bem desenvoltos e cheios de defeitos e qualidades, assim como tem que ser.

Daniel constrói uma obra pautada na plasticidade, tem o padelo visual muito bem difundido na trama. Tornando a obra de fácil adtaptação para outra linguagem, seja em um filme ou uma série de tv.

Projeto gráfico

Trabalho simples, a frase de efeito é chamativa o suficiente. Gostei bastante da proposta e a diagramação é simples, sem muitos detalhes.

Considerações finais

Boneco de Pano, foi mais do que eu esperava. Eu já tinha expectativas altas e Daniel Cole nos presenteou com uma obra dinâmica, bem estruturada e que deixa o leitor completamente entregue a narrativa e seus desdobramentos. O livro foi uma das experiências mais marcantes que tive durante o ano. É preciso ter estômago e ao mesmo tempo sangue frio para lidar com os personagens que vão sendo incorporados a trama e o seu desfecho. Se eu recomendo a leitura? Sem sombra de dúvidas. Um presente aos que apreciam tanto o gênero como eu, e aos que querem embarcar pela primeira vez.