Úrsula

ISBN-13: 9788550300429
ISBN-10: 855030042X
Ano: 2016 / Páginas: 176
Idioma: português
Editora: Universo dos Livros


Introdução

A ideia da autora em mostrar os motivos que levaram uma das maiores vilãs da Disney, a se tornar uma temida Bruxa do Mar, foi genial. Eu sempre adorei a Ariel e seus amigos Sebastião e Linguado. Vi intermináveis vezes e era apaixonada por todo o universo criado. Ter contato maior com Úrsula, foi uma experiência bem gostosa e nostálgica. Em Úrsula – A História da Bruxa da Pequena Sereia, somos convidados a entender o passado e o que tornou Úrsula aquela bruxa vingativa e amargurada.

Sobre Serena Valentino Foto -Serena Valentino

Serena Valentino há anos vem criando contos fantásticos em seus quadrinhos aclamados pela crítica. Ela é conhecida por seu estilo único de contar histórias, que conduz seus leitores a mundos requintadamente construídos, repletos de aventura, beleza e protagonistas extraordinários. Ela vive em São Francisco.

Narrativa

Úrsula vem de uma família onde só foi compreedida pelo pai. Sendo dona de parte de meio reino, o seu irmão Tritão, jamais a aceitou do jeito que era e com os poderes que tinha. Depois de algum tempo, ela e Tritão continuam com várias discussões. A ideia de Úrsula é destruir tudo o que Tritão mais ama e tomar o reino dela de volta e claro, usando o seu poder. A oportunidade faz o ladrão, certo? Quando conhece Ariel e vê que a garota está apaixonada por um humano, tem a oportunidade de conquistar o que mais almejava. Sua vingança veio de uma oportunidade que lhe foi entregada.

Esperava mais da narrativa, mas em poucas páginas acho que seria quase impossível de fazê-la. A autora podia ter atentado mais em outros personagens e não deixar só o foco em Úrsula e sua sede de vingança. Entendemos melhor a legitimidade de suas ações, porém, não senti empatia pela mesma. Tritão nunca foi flor que se cheire, sendo bastante duro em suas decisões, Úrsula não teve uma vida fácil sendo exilada do reino em que metade era dela.

Projeto gráfico

A qualidade do projeto é bem interessante, fazendo um bom parelelo com os outros livros das vilãs, são bem harmônicos. A diagramação é bem confortável.

Considerações finais

Úrsula, é um livro que tem boas passagens e retomamos a infância entendendo mais da personagem que me fez ter pesadelos no passado. Entender os motivos que a levaram a se tornar a Bruxa do Mar, são plausíveis, mas acredito que poderia ter tomado outro rumo sem tornar sua fúria em algo ruim.