O gênero Scandi Crime, histórias de detetives e crimes que se passam na Escandinávia, vem crescendo cada vez mais entre os apaixonados por TV e literatura. Novos livros e séries ambientados na cultura nórdica surgem todos os dias e estão fazendo enorme sucesso. Jornais internacionais como The Independent e BBC já descobriram o interesse do público nesse gênero, que compra livros de autores nórdicos consagrados (ex. Jo Nesbo de “Boneco de Neve” e Stieg Larsson da Série “Millenium”) a cada 23 segundos*.

Livros de mistério sempre fizeram parte das estantes dos leitores, com a popularidade de obras policiais, o cenário vem se modificando e trazendo novidades, como a literatura nórdica. Com histórias ambientadas na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Islândia ou Suécia, o Scandi Crime se destaca cada vez mais por ter narrativas singulares e apresentar uma cultura diferenciada para o público.

Anjo Russo, da brasileira Zia Stuhaug, é um desses exemplos. Em sua instigante trama policial, a autora, que vive na Noruega há 10 anos e pesquisou sobre essas culturas por 6, traz diversas referências à Escandinávia e conquista o leitor ao apresentar costumes, curiosidades e tradições do país.

Lançado pela editora MPQ em setembro, o livro vai além de territórios e contribui para o gênero que vem ganhando mais e mais adeptos.

Ficha Técnica
Autora: Zia Stuhaug
Título: Anjo Russo
ISBN: 9788565558310
Editora: Mais Que Palavras
Páginas: 248
Preço: R$ 32,00

Zia Stuhaug nos traz um inquietante thriller repleto de referências à Escandinávia e a um mundo que nós, brasileiros, desconhecemos completamente. Neve, aurora boreal, um manuscrito islandês do Século XIV, mistérios e segredos se entremeiam e transformam a vida da jovem médica brasileira Elisa, casada com um rico norueguês. Na prosa ágil e elegante de Zia, um mundo novo e cheio de mistérios se abre aos nossos olhos. Uma voz aqui do Brasil que vai até bem longe e nos apresenta esta história cheia de aventura, coragem e amor. Uma narrativa sobre pertencimento, repleta de uma saudade implícita, mas também de amoroso encanto pela Noruega, seus costumes e sua gente.

SOBRE A AUTORA Zia Stuhaug é compositora, poetisa e escritora infantojuvenil bilíngue português/norueguês, com quatro livros infantis publicados no Brasil e Noruega. Nasceu em Engenheiro Beltrão (Paraná)  e, atualmente, vive com a família na Noruega. Graduou-se em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, com especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná. Teve várias participações em Antologias poéticas publicadas na Suíça, França e Itália. É proponente do Projeto de incentivo à leitura, Escola com Histórias, membro da A ALALS – Académie de Lettres et Arts Luso – Suisse, com sede em Genebra, na Suiça, e correspondente internacional da Unijore (União dos jornalistas e escritores de Maringá). Anjo Russo é seu romance de estreia.