Entre Irmãs

ISBN-13: 9788580417197
ISBN-10: 8580417198
Ano: 2017 / Páginas: 576
Idioma: português
Editora: Arqueiro


Introdução

Em Entre Irmãs, a trama se passa em 1920, as irmãs e orfãs Luiza e Emília, são as melhores costureiras da Taquaritinga do Norte, uma cidadezida de Pernambuco. Emília é sonhadora e quer uma vida melhor e ter um casamento digno. Luiza, teve o braço deformado após um acidente na infância, é considerada pelos vizinhos como uma inútil. Um dia qualquer, um bando de cangaçeiros chega a cidade, liderados por Carcará, um homem nada convencional, se encanta pela inteligência e franqueza de Luiza e a leva para ser costureira de seu bando. Pouco tempo após a separação com sua irmã, Emília se casa e vai morar no Recife. Um tempo depois, o pano de fundo da trama, é bastante instigante, o período em que Getúlio Vargas está no poder, um período de revolução. Emília descobre que Luzia ainda está viva e é uma das líderes do bando. Emília quer e lutará para estarem juntas novamente, embora tenham se afastado e vivido vidas completamente opostas.

Sobre Frances de Pontes Peebles

Foto -Frances de Pontes Peebles

Frances de Pontes Peebles nasceu em Recife, Pernambuco. Ela se formou em Letras pela Universidade de Texas em Austin, e fez o seu mestrado no Writer’s Workshop na Universidade de Iowa. Os seus contos foram publicados em revistas literárias como The Indiana Review, Missouri Review, e Zoetrope: All-Story de Francis Ford Coppola. Seus contos foram premiados por O. Henry Prize Stories e Best American Non-Required Reading. Ela recebeu bolsas da Sociedade Michener-Copernicus, da Associação Fulbright, e do Instituto Sacatar. Seu primeiro romance, A Costureira e o Cangaceiro, foi publicado em 2008 pela editora HarperCollins (EUA) e Nova Fronteira (Brasil) e depois traduzido em nove línguas. Em 2009, ela voltou para sua fazenda de café sombreado em Taquaritinga do Norte, PE e ajudou criar a empresa de café torrado e alimentos orgânicos, Yaguara Ecológico. No fim de 2012, Frances mudou novamente para Chicago com seu esposo e sua filha. Ela volta todo ano para sua fazenda em Pernambuco.

Narrativa

Pensem num livro difícil de ler, pois é lê-lo em ebook tomou bastante tempo e dedicação para que fosse concluído. O livro é cheio de detalhes e passa por momentos bastante distintos. A concepção de personagens é complexa e ao mesmo tempo Frances torna a narrativa instigante e cheia de altos e baixos. É um livro cheio de contrastes e muito interessante de ser lido, fico feliz de ler uma obra bem brasileira, enraizada no momento político, em cidades do nordeste e tão bem escrita como Frances conduziu a trama. Sua bagagem torna a trama muito mais rica, é notável o seu conhecimento da cultura como um todo, ela trás tudo para a narrativa e só ganha pontos com isso.

Projeto gráfico

A leitura foi feita pelo dispostivo da Amazon, a leitura foi bem tranquila, pois tive a opção de ajustá-la da melhor forma. Gosto bastante da capa do livro, remete a adaptação e ao mesmo tempo, dá forma as personagens principais dessa trama.

Considerações finais

Entre Irmãs, é um livro cheio de surpresas. Me contive para não ver o filme antes e estragar todas as surpresas da narrativa, que bom que não o fiz. Quero muito ver a adaptação, gostei da forma como Frances escreveu e a leitura fluiu muito bem.