Escrito por Gustavo da Rocha Lima e Luiza Mussnich, livro faz uma homenagem inédita à região, com dados históricos e crônicas de frequentadores como Rodrigo Hilbert, Dado Villa-Lobos e Renata Ceribelli

Trilha que corta a maior floresta urbana do mundo, a Vista Chinesa leva e traz, desde o século 19, muitas pessoas e suas incríveis histórias. Exemplos de superação, dedicação, esforço e recompensa estão reunidos no livro A Vista do Rio – Histórias e personagens da Vista Chinesa, uma bela e inédita homenagem à região e seus devotos, escrito por Gustavo da Rocha Lima e Luiza Mussnich, com coautoria do fotógrafo Alex Ward. Editada pela ID Cultural, a publicação chega às livrarias em dezembro.

A paixão pelas palavras e pelo ciclismo é o fio condutor da obra, que uniu autores com perfis bastante diferentes. Gustavo, aos 60 anos, ex-executivo, idealizador do projeto, e Luiza, aos 26, jornalista, se conheceram na Pós-graduação em Formação do Escritor na PUC-Rio. Em pouco tempo, perceberam que a Vista rendia muito mais do que boas pedaladas. “O livro resgata a história da cidade, suas transformações e origens e a ressignificação de um espaço antes usado por aristocratas e que hoje é um dos principais pontos turísticos e rota predileta dos ciclistas cariocas”, conta Luiza.

 

Com pesquisa de Patricia Pamplona, a primeira parte do livro apresenta dados históricos e curiosidades sobre a Vista Chinesa, além de fotos inéditas produzidas desde 1890. A ligação da região com a imigração chinesa, o espaço como área de lazer do imperador e da elite, mais tarde, a inauguração do mirante, e ainda a escolha da Vista como cenário de filmes nacionais e estrangeiros, incrementam a obra.

Para produzir a segunda parte do livro, os autores se uniram ao fotógrafo Alex Ward –que tem mais de cinco mil cliques da região e circula diariamente pela Vista –, com a missão de selecionar pessoas que, por uma infinidade de razões, são a “cara” do lugar. Os três buscaram perfis distintos, com ocupações diferentes e histórias de vida particulares, conheceram suas casas, trabalhos e hábitos.

Como resultado, o leitor pode se deliciar com 17 crônicas emocionantes, de anônimos e famosos, exemplos de superação e atletas desconhecidos do grande público, que fazem da Vista seu segundo lar.  Entre os entrevistados, Rodrigo Hilbert, Dado Villa-Lobos, Jayme Buarque de Hollanda, Dani Genovesi, padre José Maria e Renata Ceribelli. “Todos que estão no livro têm verdadeiro amor pela Vista Chinesa. Alguns têm ali o seu trabalho, outros usam a área como ‘terapia’, exercício e até como sustento”, explica Gustavo.

No final da publicação os leitores ainda encontrarão o QR Code Vamos Subir a Vista, que traz um vídeo com imagens produzidas por drones e GoPro. “Esse livro é um presente para os cariocas, a prova de que ainda temos crença nesse tesouro incrível que é o Rio de Janeiro”, resumem os autores.

Os personagens – Alexandro Solórzano, Alexei Mailybaev, Amarildo Ferreira, Ana Maria Rebes Guimarães, José Wellington Vasconcelos (o Baiano), Carlos Augusto João Pires e Edma Araújo Roman, Francisco Rocha dos Santos (o Chico), Dado Villa-Lobos, Daniela Genovesi, Edgar Freire, Jayme Buarque de Hollanda, Padre José Maria Ramirez, Rafael Sodré, Renata Ceribelli, Rinaldo Rios, Rodrigo Hilbert, Roman Romancini.

Sobre os autores

Gustavo da Rocha Lima – Há alguns anos fora do mundo corporativo, pedala quatro vezes por semana, lê pelo simples prazer da leitura e se inicia como escritor. Coautor deDespedaços, pela editora Oito e Meio, A Vista do Rio é sua segunda publicação, da qual foi idealizador.

Luiza Mussnich – É jornalista e escritora. Ama natureza, pessoas, esporte e poesia. Em 2016 lançou o livro de contos Um dia o amor vai encontrar você, pela ID Cultural, e, em 2017, o livro de poemas Microscópio, pelo selo Megamíni da editora 7Letras.

Serviço – A Vista do Rio – Histórias e Personagens da Vista Chinesa

Realização: ID Cultural

Coordenação editorial: André Carrano

Autores: Luiza Mussnich e Gustavo da Rocha Lima

Fotografia: Alex Ward

Pesquisa: Patricia Pamplona

Projeto Gráfico: 6D

Revisão e tradução: Bruno Fiuza

Produção: Marcela Stallone

ISBN: 978-85-68639-21-4

Patrocínio

Preço: R$ 90,00

200 páginas

Lançamento

Data: 05 de dezembro

Horário: 19h

Local: Livraria Argumento – Rua Dias Ferreira, 417, Leblon – Tel: (21) 2239-5294