EspecialVivo

Contrações – uma crítica ao universo corporativo

A convite da Vivo, fomos assistir a peça executada pelo Grupo 3 de Teatro. Contrações, é uma das peças que esteve em cartaz no 1º Festival Teatro Vivo, que vai ter peças até 29/07.

Resultado de imagem para contraçoes peça

Em “Contrações”, Emma (Débora Falabella), é uma funcionária perseguida por sua gerente (Yara de Novaes). O questionamento inicial é: até que ponto o ser humano é capaz de manipular as pessoas?

Na obra, funcionária é questionada o tempo todo pela gerente - Foto: Annelize Tozetto/Clix

Foto: Annelize Tozetto/Clix

A peça em si é viciante. Yara tem seu brilho inicial e Débora vai ganhando espaço durante a peça. O questionamento em volta das situações ali apresentadas vai além da peça em si. O texto de  Mike Bartlett  é muito bem articulado e objetivo. O tom oscila bastante, mas vai do divertido ao provocante em questão de minutos. As situações humilhantes na qual Emma passa com sua gerente (em que nenhum momento é revelado o nome) causa irritação até nas pessoas mais calmas (o tom é provocativo). A gerente é uma personagem que na verdade representa um sistema opressivo, manipulador e sem nenhum pudor. O tom investigativo no qual ela faz as perguntas mesmo já sabendo as respostas é notável e a irritação de Emma que beira à loucura incomoda quem assiste com uma espécie de compaixão.

Foto: Annelize Tozetto/Clix

Foto: Annelize Tozetto/Clix

Eu saí da peça bastante contente, pois a química entre as atrizes é notável e gostosa de acompanhar (esse espetáculo já é encenado desde 2013 e já viajou o Brasil com mais de 100 apresentações). O que não me agradou durante a peça foi a sonoplastia que não acompanhava de fato o poder da interpretação das duas. No mais, acredito que a peça cumpre seu papel e vai além. Foi uma experiência tão agradável que me fez sair de uma zona de conforto e me “reapaixonar” por peças de teatro, algo que com o tempo fui perdendo o costume de acompanhar.

Agradecemos o convite, pois foi uma experiência nova e muito gratificante. Não terão mais apresentações desta peça no festival, mas tem muitas outras bem interessantes na grade. Confira aqui os dias e horários.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Especial

Os comentários estão fechados.