EspecialSoSeLit

SoSeLit #6 Problemas com as Editoras

Essa é a primeira postagem sobre o (SoSeLit) que vai encontrar aqui no blog, fui convidada a fazer parte da Sociedade Secreta Literária e mensalmente iremos tratar de assuntos que envolvem os blogs literários. Me sinto honrada por fazer parte e poder escrever um pouco diferente do usual, uma conversa mais informal com vocês, leitores. 😀

1. Cancelamento de séries

Realmente, quem se apaixona pelo primeiro livro de uma série é um problema gigante quando ela é descontinuada pela editor. Quando a série não tem venda significativa, a compra do segundo é incerta, geralmente as editoras compram os direitos apenas do primeiro livro. É preciso paciência e até buscar outros artifícios para dar seguimento na leitura. Um dos motivos pelo qual fui aprender inglês, foi justamente esse. Quando a série não tem continuação aqui no Brasil, busco ebook ou compro o livro físico em sites gringos para dar continuidade. Foram alguns casos, mas sempre dou prioridade para as publicações brasileiras. Quem nunca ficou triste de não poder ler a continuação de uma série que gostou? que atire a primeira pedra.

2. Sistema de parceiras

Muitas editoras oferecem sistemas diferentes de parcerias para canais do youtube, instagrans, fanpages e blogs. Porém, poucas sabem cultivar o termo de forma justa. É preciso muito cuidado ao selecionar e ler atentamente o que estão propondo. A parceria é uma via de mão dupla e é complicado quando exigem coisas com o que você não pode arcar e não quer arcar. Portanto, muito cuidado antes de se inscrever em alguma seleção.

3. Atendimento ao cliente

Quando o livro que comprou veio com algum problema, é preciso primeiro contatar aonde comprou o produto. Não adianta reclamar no site da editora, a não ser que tenha comprado diretamente por ela. Se não tiver resposta de onde comprou, provavelmente ficará com o produto com problema. Em muitos casos, vejo que nas redes sociais, mesmo você perguntando sobre séries, lançamentos ou tirando dúvidas, são poucas as que costumam responder de forma rápida e coerente. É preciso maior atenção com o cliente (consumidor), isso aproxima a empresa do consumidor final.

4. Uma harmonia nas publicações que são da mesma série

Eu não sei o que acontece quando as capas dos livros e os tamanhos do mesmo são diferentes quando se trata de uma série. É preciso esse cuidado, pois é um fator importante na compra de livros físicos. É triste ver quando as editoras não tem esse cuidado. Felizmente, são poucos os casos em que isso acontece. Hoje em dia, existem editoras que fazem até votação de capas para que os leitores escolham a que mais gostam e que gostariam de ter na estante. Quando é lançado uma adaptação para o cinema, automaticamente trocam a capa para a imagem do filme, isso incomoda justamente pois quando se trata de uma série. São raras as exceções em que a capa do filme é mais bonita do que a original.

Confira as publicações dos outros blogs do SoSeLIT:
Eu InsistoMy Dear LibraryPétalas de LiberdadeDiário de uma Leitura Compulsiva

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Especial

2 Comentários

  1. bom não posso falar de parcerias pq eu não sei
    mas essa questão de cancelarem as séries ou fazerem capas que são todas diferentes uma das outros é muito irritante…
    ah tb tem a de não cancelarem a série a de deixarem ela no limbo – na verdade eu acho isso pior pq quando cancela vc desiste e qd vc ainda tem esperança…

  2. Esse negócio de capa de filme me irrita de mais, porque quando fazem isso principalmente com série sai completamente fora da sequencia, sendo que sempre queremos algo na mesma linha em nossas estantes né?
    E concordo plenamente sobre saber para qual editora estamos no inscrevendo. Muito bom os temas abordados!

Os comentários estão fechados.