CinemaResenhas

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

 

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Jogos Vorazes

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Páginas: 400
Tradutor: Alexandre D’Elia
Comprar: R$ 23,10

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Introdução

Infelizmente não foi uma MARAVILHOSA viagem, como pensei que seria. Ouvi somente boas críticas a favor do livro. E acabei superestimando sua capacidade de entreter. Vivi alguns momentos bons, mas foram poucos diante de tantas “impossibilidades” que ocorrem durante o livro. Eu tinha uma concepção inicial que foi quebrada facilmente. Pois a trama começa com algo tão poderoso e  repleto de carnificinas, pensei que as coisas pegariam fogo mesmo. O que encontrei foi algo totalmente diferente do que esperava, o que não me agradou.  A edição é muito simplória pelo preço estabelecido pela editora, o que desmotiva mais a compra do mesmo. A própria capa é colada e se não tiver o cuidado você arranca ela num piscar de olhos. É apenas uma crítica construtiva ao acabamento dado pela editora. Os preços altos não justificam a qualidade do exemplar chegou em casa.

Narrativa

Que ele realmente é bem escrito: Não tenho dúvida! O que pecou foi a somatória de momentos de sorte que ocorre com os protagonistas. Fiquei em dúvida se era algo que os escolhidos almejavam ou não. Pois ganhar os Jogos Vorazes requer uma somatória de habilidades e que pós vitória promete uma vida mais digna aqueles que venceram. É um livro que possui muitas ações e poucas descrições o que deixa muito amplo quando tenta imaginar e adentrar a trama com bastante dificuldade. Tem um emaranhado de “enche linguiça” e poucos momentos primordiais e interessantes. Gosto como a autora conduz esses jogos lembrando os realitys e o poder deles sobre comandar os participantes, sem pudor e provocando situações para que os participantes se agitem e lutem pelas suas vidas. Outro ponto da trama que me iludiu foi o personagem Peeta, que me agradou até certo momento e caiu no meio conceito pela “aguadiçe” e pela sensação de estar sendo falso com Katniss em prol da audiência. Gale em poucas páginas me conquistou muito mais pelo carinho e pelo respeito a protagonista.

Momento Macchiato

‘Effie me obriga a dizer uma centena de frases banais começando com um sorriso, enquanto estou sorrindo ou terminando com um sorriso. Na hora do almoço os músculos de meu rosto já estão se contraindo devido ao excesso de uso.

– Bem, isso é o melhor que eu consigo fazer – diz Effie, com um suspiro. – Mas lembre-se Katniss, você quer que o público simpatize com você.

– E você acha que eles não vão se simpatizar?

– Não se você ficar olhando para eles com essa cara raivosa o tempo todo . Por que você não guarda essa fúria para a arena? Em vez disso, imagine que você se encontra entre amigos – sugere Effie’ – pág 127.

Considerações Finais

Tem tudo para ser o queridinho de todos. Já que iremos ficar orfãos de Crepúsculo – que terá o seu último filme no final desse ano – e dar adeus a saga de vampiros e lobisomens que contaminaram as telas. Agora a moda é ser tributo.

Filme

O filme apresenta uma versão bem completa do que acontece no livro, só que de um jeito muito mais eletrizante, onde não há ações no livro, foi literalmente cortado.Há uma empolgação e um brilhantismo que dificilmente era perceptível na leitura. Ver Katniss e Peeta em ação foi muito mais divertido e proveitoso.Para quem gostou do livro, provavelmente vai gostar igualmente, pois não faltou nada importante a ser incorporado. Foi uma ótima adaptação. Acertaram na escolha dos personagens, da equipe técnica e da trilha sonora.

Um dos pontos altos do filme é a direção de arte, a quem compete à maquiagem, o figurino e os cenários que são feitos para serem usados no filme. Os vestidos de Katniss são muito bem trabalhados e deixaram todos com os olhos brilhando não somente isso acontece durante o filme, os próprios expectadores ficam babando na qualidade que as joias, pedrarias e maquiagens que são o ponto forte do filme.Os cenários futurísticos também são um encanto a mais para o filme. O lugar onde os tributos treinam, seus quartos e salas são de causar inveja em muitos milionários. Servirão de inspiração para muitos designers. A última maquiagem de Katniss onde ela usa borboletinhas nos olhos virou uma febre nos EUA. Agora vendem em lojar comuns e muitos dos fãs da série já possuem os seus. A criação do acessório foi feita pelo filme e decidiram vender esse acessório para as fãs. Quem vai querer?

Quem ainda não foi assistir não sabe o que está perdendo.


Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Cinema

1 Comentário

  1. oi meu bem …
    ainda não li o livro e nem vi o filme…o livro já tenho aqui em casa….nem sei pq ainda não li pra falar a verdade……
    bjiss
    Jaira
    Livros e Versos

  2. Bom, já li Jogos Vorazes e o segundo volume “Em chamas”, e ambos os livros cumpriram bem as minhas expectativas.
    Eu tinha lido várias resenhas falando bem, e colocando o livro no auge, então não fui com muita sede ao pote não.
    Daí gostei bem da narrativa.
    Entendi bem sua resenha e suas reclamações qt o lado físico do livro, realmente acho que a editora devia dar mais de si para melhorar seus livros, já que cobram um precinho salgado por eles.
    Enfim… adorei sua resenha sincera.
    Beijos

  3. eu gostei do livro, mas tbm não foi o mar de rosas ^^

  4. Cara, eu tenho muito medo de falar sobre esse livro. Eu li os três e assisti o filme, então eu acho que tenho toda a propriedade pra dizer se achei bom ou ruim, mas sempre fica aquele medo de causar a fúria geral da nação.
    Só acho que o livro como uma distopia é fraco, e as questões políticas e carnificina que deviam ter um espaço importante acabam se perdendo entre páginas e páginas do que mais parece uma web novela cheia de “será que ele me ama? ” da vida.
    Sem falar que o Peeta é muito³ ridículo. Ele não é forte, não é carismático, não é bonito. Ele só é… Bundão demais e indefeso demais pra ser deixado sozinho, e também tem atitude de namorado carente. Alguém me explica como a Katniss pode preferir aquilo ao lindo e maravilhoso Gale? Se bem que isso é reclamação ULTRA pessoal, ignora. 8D
    Mas³ reconheço que existem pontos muito positivos na série e pensa só: se um adolescente começa a ler por Jogos Vorazes, talvez ele se interesse por livros que tenham um pouquinho mais de conteúdo, coisa que não tava acontecendo com os leitores ávidos de outras séries aí que eu não vou comentar.
    Outra coisa: eu baixei² os três livros e não tenho vergonha alguma de dizer. Porque na boa, a editora me entregar uma bosta daquelas em papel ruim, capa mole, sem orelhas e um box com uma droga de um BOTTOM DE PLÁSTICO não me convence a pagar 100 reais pela trilogia. Não convence mesmo³. E isso é uma coisa que eu não compreendo, já que meu volume de Stardust que é da mesma editora tem uma qualidade absurda tanto na capa quanto na diagramação, os meus volumes de Harry Potter também. Não sei o que houve de errado com essa trilogia.
    Quanto ao filme: a câmera tremendo o tempo inteiro me incomodou. Eu sei que era pra dar a noção de documentário e todo aquele bla bla bla do inferno, mas GENTE de que adianta fazer uma adaptação fiel pra caramba se você esconde as cenas de sangue com uma câmera que treme? Eu mal consegui distinguir os personagens enquanto eles lutavam, achei mito chato aquilo.
    Tirando isso, acho que o trabalho no filme chegou bem perto de ser impecável. (:

  5. Nossa! Eu simplesmente adorei a saga e ganhei do meu namorado os três livros! Além do filme ser demais, a história é muito boa, adoro a Suzanne! Parabéns pelo post!
    Beijos,
    http://depoisquecrescemos.blogspot.com.br/

Os comentários estão fechados.