Travessia – Ally Condie

Travessia

Edição: 1
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581050744
Ano: 2012
Páginas: 280
Tradutor: Renato Marques

Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.

proibido

Introdução

A continuação de Destino, me deixou sem palavras. Por um motivo simples. No Goodreads tinha a pior classificação da série. Isso me deixou preocupada. Mas ao ler compreendi o desgosto por parte de alguns. A poética, a inserção de muitos momentos com poesias escritas pelos personagens e citações. Como disse anteriormente em outras resenhas, adoro o contrário. Talvez seja esse o motivo de gostar tanto de Travessia, que nada mais é um momento importante na vida desses personagens que estão em busca de um lugar melhor e distante da Sociedade.

Narrativa

A narrativa de Ally começa quando Ky está longe de Cassia e a mesma vai em busca dele. Grande parte do livro é a busca e o encontro que se faz entre os dois personagens que tem um sentimento recíproco. Nesse livro vemos Cassia escrevendo, lembrando, sentindo e vivendo experiências. No anterior não tinha gostado tanto da personagem, que ficava meio apagada em meio a sua própria confusão. Ao ler Travessia, notei algumas mudanças que me fizeram acreditar mais no potencial e na coragem que ela mantinha escondida durante um tempo e que até mesmo acho que ela não sabia do potencial que tinha. A narrativa deixa outra lacuna em aberto. Uma vida nova será parte da continuação do livro. O que contribui para o suspense da resolução do mesmo. De fato é um livro que trabalha bem as palavras e as articula de modo que o clichê se reinventa e não é percebido.Se torna original pela linguagem poética inserida no livro em um contexto onde a esperança é ténue e a qualquer momento algo pode vir de frente e destruir um sonho ou vontade contida nos personagens. Outro dado novo é que o livro é divido por Ky e Cassia durante os capítulos. Um capítulo é Ky e outro Cassia e assim por diante, achei que quando finalmente se encontrassem, isso acabaria. E felizmente não, o que víamos era a situação por dois lados totalmente diferentes.

Momento Macchiato

“Ao longo da parede de cimento no pé de escadas o gelo traçou um desenho. Imagino que é como se alguém tivesse pintando estrelas ou flores esxatamente na hora certa; um registro momentâneo de beleza que vai desvanecer rápido demais. – pág 271

 

Considerações Finais

Gosto de livros que abordem o gênero e gosto da qualidade da continuação. Me surpreendi com Ally e espero que o próximo livro não me decepcione. Pois tudo leva a crer que o livro tem 50% de chance de ser bem sucedido e os outros 50% não. Veremos somente quando ele for lançado pela Suma. O aguardo sem muitas expectativas, pois criar algo e não surpreender gera frustração.

comentários

  1. Estou bem ansiosa para ler esse livro, é o próximo. Gostei muito de Destino e da forma como a autora desenrolou o triângulo amoroso (apesar de detestar triângulos amorosos). Quero só ver como será agora!
    Adorei a sua resenha.

  2. Eu quero muito ler esta série… pois o tema me atrai… Cassia teve o ímpeto de ir em busca do Ky, para mim significa que gosta dele de verdade… mas será que não decide ficar com alguém que ela já conhece? É uma dúvida que fica… por conta do triângulo…
    Curiosa para ler a resenha do terceiro e último assim que for lançado.

  3. Amei Destino e não vejo a hora de ler esse, já vi em outro blog a pessoa falando que o livro era ruim. A detalhe da capa que eu amei, em Destino ela tá presa na esfera e nesse ela ta conseguindo se libertar, acho que o próximo ela vai estar livre.

  4. Quando Destino foi lançado, apesar de ter achado a capa linda ( e muitas vezes comprar um livro somente por esse motivo), não me interessei. Destino me chamou a atenção mais pela historia que parece ser até interessante. Já a capa achei feia , simples demais. Estou seriamente pensando em comprar, mas acho que vou esperar o proximo livro para ver se vale mesmo a pena. Bjkss

  5. Cada vez que leio uma resenha de Travessia sinto uma pontada por ainda não ter lido Destino! Será com certeza uma das minhas próximas compras! Também quero me surpreender com a autora!

  6. Desde que li a sinopse de “Destino” fiquei interessado em acompanhar a história. Sempre que começo a ler algum livro, tento não criar expectativas para não me frustrar. E em relação aos livros que possuem continuação, procuro começar a ler apenas quando tenho a série toda em mãos, pra não ficar curioso ao extremo, e não começar a esquecer o que aconteceu no livro anterior. Mas uma coisa que posso falar em relação à “Destino” e “Travessia” são as capas. São muito bonitas mesmo.

    @_Dom_Dom

  7. que resenha linda, ainda não li a série pq achei a capa pouco atrativa, via na livraria e não sentia vontade de ler. mas a sua resenha me chamou atenção.
    vou comprar.
    bjs

  8. Eu to com destino aqui para ler e depois dessa resenha vou correr para comprar travessia.
    Espero tb me surpreender com esse universo.

  9. Já li destino e achei incrivel !!!!!
    O livro é bem diferente de tudo que já li …
    Estou ansiosa para ler a continuação, só
    leio boas resenhas de travessia, o quem tem me deixado bastante curiosa.

  10. Não li o primeiro ainda e nem esse, e ainda nñ tinha visto nenhuma resenha , mas gostei da idéia do livro,mas o que me preocupa mesmo,é essas partes poéticas rs
    Não sou mt chegada não,me dá canseira isso.
    Mas é igual você falou,se não tiver expectativa não tem decepção,então tô só esperando a oportunidade de ler a série, pra ver se gosto rs
    bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*