Fábulas de La Fontaine – Jean de La Fontaine 

FábulasConsiderado o pai da fábula moderna, La Fontaine tornou-se conhecido internacionalmente com suas criações inspiradas na tradição clássica e oriental.
Fábulas é sua obra mais famosa. Escrita em versos, com uma linguagem simples e atraente que conquista imediatamente seus leitores, inclui histórias mundialmente conhecidas, como A cigarra e a formigaO corvo e a raposa e A lebre e a tartaruga.
La Fontaine trata de temas universais, como a vaidade, a estupidez e o vício humanos, retratados por meio dos animais. Segundo ele, sua obra “é uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”.
Esta edição é uma antologia de suas mais importantes composições, traduzidas por célebres escritores brasileiros e portugueses, com ilustrações de Grandville.

proibido

Introdução

Sempre fui incentivada pela minha mãe a ler e assistir filmes. La Fontaine foi parte da minha infância, li as fábulas de Esopo e gostava muito das histórias da Lebre e a Tartaruga e A cigarra e a formiga, li incontáveis vezes e tive de oportunidade de ler as fábulas originais, um lançamento da Martin Claret que vem com um copilado delas.

Narrativa

A linguagem é um pouco mais rebuscada, mas nada que atrapalhe ou tarde a leitura. Muito pelo contrário, é um convite a de fato ver o que acontece nas entrelinhas.

A volta à infância foi um grande ponto positivo. Uma nostalgia reascendeu meu coração. Foi como reviver toda aquela emoção e a reflexão que está engajada no livro. Sempre gostei da poética por de trás de La Fontaine, fazer refletir através de animais a nossa condição humana, nossos tabus, defeitos e características.

Considerações Finais

O livro está impecável. Com várias ilustrações, muito bonitas e ricas em detalhes. A edição também está muito boa. Devorei o livro em poucas horas e posso dizer que foi incrível reviver esses momentos. Alguns como: A morte e o moribundo, A pastora e seu rebanho, Os desejos e A viuvinha eu não conhecia e passei a gostar muito deles.

O livro é dividido em livros, doze pra ser mais exata. As ilustrações foram um ponto positivo a parte. Por isso, excepcionalmente, não farei o momento Macchiato, pois não conseguiria me aprofundar tanto quanto os existentes.

Segue algumas fotos do livro, para conferirem por vocês mesmo o quão grande foi minha surpresa.

(clique para ver em tamanho maior)

  

Sorteio

a Rafflecopter giveaway