Sonhe Mais – Jai Pausch 

sonhemais_review

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630557
Ano: 2013
Páginas: 256
Tradutor: Ana Paula Doherty

Jai Pausch passou por um trauma: a perda do marido para um câncer de pâncreas. A enfermidade de Randy Pausch também destruiu as verdades e as certezas em que Jay acreditava. Pega de surpresa pela doença, que avançou rapidamente, Jay Pausch precisou inverter suas prioridades. Acostumada a cuidar da família, percebeu que aquele era, também, o momento de cuidar de si mesma, porque, do contrário — caso fraquejasse —, sua família não sobreviveria. E, apesar de todas as alterações pelas quais passou, foi capaz de registrar a maior parte de suas experiências, dúvidas e medos.

Este registro acabou se constituindo num relato vigoroso sobre como a morte muda o relacionamento entre as pessoas e sobre como é possível sobreviver, passo a passo, a essas mudanças.

Sonhe Mais é referência para todos os que estão vivendo uma fase de transição e é leitura obrigatória para aqueles que passaram, ou estão passando, por um momento de dor.

proibido

Introdução

É um livro que havia me encantado quando havia lido a sinopse. O que fez com que eu o solicitasse para leitura. O livro me supreendeu em muitos aspectos.

Narrativa

É difícil criticar uma narrativa que é pautada em relatos reais. A autora vivenciou cada momento e relata todos os sentimentos dela. É claro que o livro tem um apelo bastante forte, o que faz com que a leitura seja breve e intensa. A vida de Jai e os momentos finais de Randy são bastante apegados a sentimentos intensos, cada palavra, cada frase e cada momento em que passavam juntos, demonstravam profundo sentimento do qual denominamos amor. Ela também nutria um sentimento comum em pessoas que sabemos que algum dia irão nos deixar, o sentimento da perda antes de tê-la. É bem complexo, porém ela se imaginava sem Randy e isso a fazia muito mal.

Além dos relatos finais da doença de Randy, temos o após a morte. Jai se reerguendo e se engajando em causas sociais e bastante importantes. Também o seu segundo casamento, pois se permitiu e até teve o aval antes de Randy. Ela tinha de dar uma chance nova para o amor e suavemente as coisas novas aconteceram.

Diagramação

sonhemais_diagrama

O que mais me encantou no livro é a textura da capa, é diferente das demais. A utilização das cores foi bastante pertinente. O que me incomodou foram as orelhas do livro, não passam a mesma suavidade do livro como um todo. Um livro sem muitos detalhes, letra confortável, nome dos capítulos e um espaçamento que ajuda na fluidez.

Quote Favorito

“Então, fui até meu marido, o homem que me amava, que demonstrava que me amava, que me tratava como se me amasse, e disse a ele que sentiria muito sua falta quando fosse embora. Eu chorei e chorei. Minha máscara de força se rompeu, derretida sob as lágrimas, e mostrei meu eu vulnerável, à flor da pele. E Randy sentiu-se confortado. Naquele momento de tristeza, nós nos abraçamos, sabendo, em nosso coração, que nos amávamos na saúde e na doença, até que a morte nos separasse.” – 139

Considerações Finais

O livro é altamente recomendado para quem gosta de narrativas pé no chão, relatos de alguém que passou por uma situação difícil e que aos poucos tenta se reerguer em culpa. É um livro bastante importante pra mim, gosto de livros que tenham conteúdo a se guardar como lição. Esse livro foi imprescindível.

comentários

  1. Quero demais esse livro!!! Li o do Randy e me tocou muito, agora quero ver o ponto de vista de Jai.
    Adorei a resenha!

  2. Oii.

    Aymée, gostei da resenha, o livro parece ser bem interessante e por ser tratar de um relato real, faz com que eu tenha mais vontade de ler e conhecer como ela passou por esse drama, cada vez mais presente em nossas vidas. Obrigada. Um Abraço Carinhoso.

  3. Que linda sua resenha, acho o enredo deste livro muito lindo, mas parece triste o que as vezes eu evito. Não sabia que era um relato real, isso so me deixa mais curiosa.
    A capa é muito linda mesmo e curiosa pra sentir esta textura diferente rs.
    Pretendo lê lo em breve, beijos.

  4. Nossa eu sei bem o que é essa doença na família, tive três perdas por ela. Mas o enredo do livro parece ser tão encantador que apesar de evitar histórias assim já quero lê-lo e sentir a textura da capa que foi falada. Quero descobrir o que acontece ao virar a última página. 🙂

  5. Li o livro de Randy e me emocionei demais! Agora quero ler a versão de Jai. Quero saber como ela conviveu com o drama inteiro e ainda cuidando dos filhos e do marido doente. Como buscou forças durante a doença de Randy e após sua partida.

    Apesar de saber que vou me emocionar mais ainda – por ser mãe, especialmente – quero muito ler esse relato que me parece necessário para Jai se libertar e seguir seu caminho.

  6. Muito bonito esse livro, é emociante mesmo. Gostei dessa história e do modo como foi desenvolvida. E pelo jeito você consegue imaginar aquilo tudo acontecendo gosto de livros assim. Queria ler.

  7. Que história mais linda e emocionante. Acho que no momento gostaria de ler algo inspirador e e motivador, algo que dê esperança mesmo para as situações mais difíceis. Adorei o quote agora tenho certeza de que irei adorar.

  8. Não li o livro de Randy, nem sabia do seu conhecimento.
    Mas esse livro despertou minha curiosidade desde o seu lançamento.
    Gosto tramas, como vc definiu, pé no chão, rs. Então tenho certeza que me emocionarei com esse relato.

  9. Esse livro parece bem intenso e cheio de emoção. Fiquei surpresa também por ser baseado em algo pessoal que aconteceu com a autora. Lembrou um pouco de The Vow. Com certeza fiquei ansiosa para ler =]

    @tibiux

  10. É um tipo de livro que gosto muito de ler. A historia parece emocionante, gosto de historias baseadas em fatos reais. Gosto de ver como as pessoas superam suas dificuldades…as vezes nos serve de inspiração. Bjksss

    Meyre Christina

    nangy@ig.com.br

  11. Eu me emociono muito com livros que contenham relatos verdadeiros, imagino tudo que ela passou e quanto lutou pra conseguir se reerguer, pois nao é facil superar a perda de alguem que amamos, e ter um livro que relata isso e nos mostra que é possível a superação é maravilhoso, como voce disse, é uma lição que devemos tirar proveito! Preciso ler esse livro, com certeza é uma leitura tocante, bjão!

    Compartilhei: https://www.facebook.com/adriana.oliveira.547/posts/563574363683510

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*