Lições de Vida – Anne Tyler

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632247
Ano: 2013
Páginas: 368
Tradutor: Denise Tavares Gonçalves

Maggie Moran e seu marido são comuns, até um pouco tediosos. E é esse realismo que torna esta história tão eficaz e comovente… Começa em um dia de verão, quando Maggie e Ira viajam de Baltimore para a Pensilvânia para um funeral. Maggie é impetuosa, desastrada, desajeitada, propensa a acidentes e tagarela. Ira é reservado, preciso, respeitável, tem uma mania irritante de assobiar músicas que traem seus pensamentos mais profundos e acha que sua esposa transforma os fatos de maneira que se encaixem na sua opinião sobre as pessoas que ama.

 proibido

Introdução

Um ganhador do prêmio Pulitzer Prize, Anne Tyler já é uma escritora consagrada internacionalmente. Ou seja, o livro é mais do que merecedor.

Fazia tempo que não lia um livro mais maduro pela editora. Confesso que sentia falta deles. Lições de Vida é um livro bastante fácil de ler, pois o assunto leva o leitor de carona com os personagens.

Lições de vida narra a história de Maggie e Iran, que são casados s 28 anos. As discussões e a rotina são pontos muito abordados. Mesmo com a diferença e divergência de opiniões, se amam e se respeitam acima de tudo. É também um livro de viagem, ao mesmo tempo em que estão viajando estão passando por situações juntos, desbravando uma estrada da vida por consequência. Ira e Maggie irão para um funeral na Pensilvânia… e assim começa a aventura.

Narrativa

A narrativa de Tyler é muito graciosa. Há uma harmonia muito clara. Culimina um clímax mas de modo tão brando que o livro só consegue arrancar elogios. Maggie é uma personbagem bastante engraçada, engraçada no sentido de em muitas situações se intrometer no que não é chamado. Mas ela também é bastante amável e otimista. No fim acaba sendo uma ótima companhia. Ira é bastante ranzinza, prático e muito metódico, geralmente reclama de tudo que está fora de seus planos. Mas sempre foi e é apaixonado pela esposa.

Diagramação

A diagramação reflete o teor do livro. Reflexivo e encantador. Remete a viagem, ao tom do sol quando brilha no asfalto. A parte interna é bem simples, letra confortável e padronizada.

Quote favorito

Ela pegou um pacote de enroladinhos e leu as instruções nutricionais na embalagem.
– Sessenta calorias cada – ela disse me voz alta, e Ira disse:
– Vai ficar aí se exibindo?
– Pare de criticar minha dieta – ela disse. E colocou a caixa de volta na prateleira, sem se virar.
– E aí, gata – ele disse – , quer ir a um funeral comigo?

Ela se fez de indiferente e não respondeu, mas, quando ele colocou o braço em volta de seus ombros, ela se deixou ser conduzida para fora da loja, até o carro. – 53

Considerações Finais

É um livro do qual me lembrarei por muito tempo. Esse casal gruda igual chiclete e me agradou bastante. Espero ver ler mais livros da autora. Me encantou bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*