Olho por Olho

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632780
Ano: 2013
Páginas: 320
Tradutor: Camila Werner

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

proibido

Introdução

Seria uma resenha completamente diferente, se eu não soubesse que haverá uma continuação. O livro cumpre sua função inicial de apresentar as personagens e a premissa é bem feita. Porém, o livro acaba em seu ápice. Deixando o leitor totalmente nervoso pra saber o que irá mudar na vida dessas garotas dali em diante.

Narrativa

A trama acontece na pequena Ilha de Jar, onde 3 meninas irão se juntar, pois tem um desejo comum: a vingança. Mary volta a cidade, uma garota de cabelos loiros e tímida. Quer reencontrar Reevie, um garoto com quem ela se envolveu no passado, porém não sabe como reagir a isso. Lilia é a irmã protetora, quer que Nadia não sofra na vida e acaba zelando demais. Kat é a personagem é uma garota divertida, mas que sofreu muito por comentários de pessoas próximas e outras pessoas em geral. Há outros personagens inseridos na trama, porém, executam papéis que apenas servem como apoio das protagonistas, acabam por nos dar mais características e motivações pra tudo que vem ocorrendo naquele ambiente.

Confesso não ser muito fã de livros feitos por mais de uma pessoa. Pois dificilmente identificamos quem fez o que. Quem decidiu. Às vezes a participação é igualitária, mas na maioria é bem raro que isso aconteça. Como não conheço o trabalho da Jenny Han, foi difícil encontrá-la no meio do livro. Siobhan tem personagens adolescentes bem complexas e um pouco obsessivas, as descrições dos acontecimentos narrados ali, são bem próximas dos livros que ela cria.

O tema chama atenção, meninas que se juntam pra se vingar de pessoas. Porém, até que ponto chegariam para isso? Nota-se um arrependimento e uma falta de motivação muito grande. O leitor não fica logo sabendo o motivo. A personagem Mary é a minha favorita. Lilia é a clássica irmã zelosa. Kat é a personagem que me deixou em dúvida.

A narrativa analisando de um modo bem objetivo é prazerosa. Ela não é cheia de exageros, propõe uma trama regrada, rápida e criativa. O livro daria uma ótima série de tv, usa até alguns artifícios utilizados em adaptações cinematográficas e pra tv. Mantém o leitor alerta, curioso e com uma visão ampla das protagonistas.

Diagramação

A capa feita pela Novo Conceito é uma das mais bonitas da leva do mês. Cores, letras e imagem são harmônicas. Leitura agradável com letras que facilitam a leitura.

Considerações Finais

A Novo Conceito já divulgou a capa da continuação desse livro. Chama-se Dente por Dente. Se quer realmente ler esse livro, vai ter de ler o segundo, pois a divisão dos dois livros é cruel. Acontece o mesmo sentimento quando um filme é dividido em duas partes, terminando a primeira em uma parte crucial e deixando o espectador ansioso para saber o que vai acontecer. Com Olho por Olho não é diferente, Dente por Dente é uma necessidade. Um livro totalmente indicado para quem adora uma boa e velha vingançinha.

Total
2
Shares

comentários

  1. confesso que não me atraí muito por esse livro, acho que essa de amigas que se juntam pra vingar e blá blá não era muito o clima que eu estou lendo. porém, sua resenha está me fazendo mudar de idéia quanto esse livro. esse tm meio de suspense, esse ‘arrependimento’ que as personagens sentem assim sem explicação, deixa aquele sentimento de porque? a capa é meio propaganda de série de tv adolescente, não gostei não, poderia ser mais caprichada, mas aparecendo a oportunidade, leio com certeza. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*