Ouro

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573565
Ano: 2013
Páginas: 336
Tradutor: Claúdio Carina

O que você sacrificaria por aqueles que ama? Kate e Zoe se conheceram aos 19 anos, nas eliminatórias de um programa para jovens talentos do ciclismo de elite — um esporte que exige foco e comprometimento. Após mais de uma década, aos 32 anos, elas se preparam para enfrentar a última e mais grandiosa prova de suas vidas: os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Amigas e também grandes rivais, Kate e Zoe são atletas no topo do ranking, lutando para vencer a competição mais importante do mundo. Com vidas marcadas pela tragédia, cada uma delas tem muito a perder, e as duas se veem diante do desafio de optar entre a família e a glória no esporte. Contada como somente Chris Cleave é capaz, Ouro é uma história sobre os limites da resistência humana, tanto física quanto emocional, sobre maternidade e amor, e sobre o que nos permite, em nossas diferentes maneiras de agir, alcançar feitos memoráveis. Com grande humanidade, o autor de Pequena Abelha analisa as escolhas que são feitas quando a vida está em risco e tudo o que se ama está em jogo.

proibido

Introdução

Vários leitores leram primeiro o livro A Pequena Abelha, comigo, não foi diferente. As sinopses ficam nos livros de Cleave parecem que brincam com o leitor, pouco dizem sobre o livro. Isso encanta, e desde a A Pequena Abelha, o leitor tem quase certeza que o autor só vai surpreender positivamente. E posso dizer, continua surpreendendo da melhor forma.

Narrativa

A narrativa vai contar a vida de Kate e Zoe, duas atletas que se conheceram aos 19 anos em uma seleção para uma preparação de time para as Olimpíadas. O treinador Tom Voss, ex-atleta as preparam para conquistar o Ouro nas Olimpiadas de Londres  de 2012. Porém, haverá alguns probleminhas que impedirão uma das duas de competir.

Chris novamente deixa o leitor ir descobrindo aos poucos os personagens que vão se desenhando ao longo da história. Isso vai intensificando a cada capítulo. Ambas personagens, tanto Zoe como Kate são personagens carismáticas. Não há uma torcida somente para uma. A rivalidade é algo que passa longe. Pois sabemos que ambas merecem e querem participar para vencer. Embora só uma possa realmente competir, já que foi estipulado que apenas uma representaria o país.

Embora ambas sejam merecedoras, tem um estilo de vida completamente diferente, gênios e modos de vida. Kate é casada e uma família. Kate tem uma filha chamada Sophie, que é uma graça e contribui para narrativa, me lembrou muito a filha da Maureen Maggi (nossa atleta), que torce pelo sucesso da mãe. Sophie está passando por um momento delicado, ela foi diagnosticada novamente com leucemia. Porém, Sophie faz o possível para não preocupar os pais, chega até a desfarçar dores para que as coisas boas acontençam naquela família, além da pouca idade, tem uma mentalidade muito madura, o que torna a personagem cada vez mais incrível e encantadora.

Zoe é solteira, tem uma vida de celebridade e vive em capas de revistas, mora num apartamento luxuoso.  Porém, é bastante solitária. Está sempre focada em vencer e faz o que for preciso para isso.

Diagramação

Fico feliz quando a editora decide manter a capa original do livro. Ela só não manteve a cor, mas a diagramação é bem parecida. O mais interessante é que ela foi feita e é harmônica com o livro Pequena Abelha. A foto que ilustra parece marrom, porém o tom da capa é dourado e os rostos e títulos tem verniz. Ou seja, capricharam ainda mais. Ilustração das capas dos romances do Chris Cleave são feitas pelo Roberto de Vicq.

Considerações Finais

Ouro é um livro sobre resistência, amizade, maternidade, superar limites físicos e psicológicos. É um livro completo, com estrutura sólida e muito bem montada. Mais um livro pra se emocionar e para admirar.

O trabalho do autor Chris Cleave, que a cada livro, se supera em agradar, emocionar e cativar o leitor. Uma das minhas melhores leituras do ano, assim como Pequena Abelha foi no ano passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*