Resenhas

Laços de Sangue – Richelle Mead

Edição: 1
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765152
Ano: 2013
Páginas: 440
Tradutor: Ana Ban

Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger – os humanos. Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável – ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Caso ela seja capturada e assassinada, a rainha Lissa ficará sem nenhum parente vivo e, como manda a lei, terá de abdicar do trono – o que culminará numa guerra civil tão sangrenta no mundo dos vampiros que certamente afetará a humanidade.

Assim, pelo bem dos humanos, Sydney aceita se disfarçar de estudante e passa a conviver diariamente com Jill e seu guardião Eddie, quando os três são matriculados como irmãos no último lugar em que qualquer um procuraria a realeza dos vampiros – a Escola Preparatória Amberwood, em Palm Springs, na Califórnia. Mas entre uma pizza e outra, entre um jogo de minigolfe e uma conversa sobre garotos, ela começa a ter a sensação de que talvez esses seres estranhos não sejam tão maus assim, principalmente Adrian, um vampiro muito próximo de Jill que desperta os sentimentos mais contraditórios – e proibidos – em Sydney…

O problema é que além de refletir sobre suas convicções e se preocupar com o seu coração, que anda acelerando mais do que deveria, a garota terá de encarar outros inconvenientes um pouco mais graves, como as tatuagens que viraram febre entre os alunos da escola e que parecem conferir poderes sobrenaturais a quem as usa. De que ingredientes elas eram feitas? Quem estaria por trás disso? Será que havia algum alquimista traidor entre eles? Caberá a Sidney resolver todos esses mistérios e garantir a paz entre os humanos antes que seja tarde demais.

proibido

Introdução

No mundo criado por Richelle Mead os vampiros são dividos em 3 grupos: Moroi,Dampiros e Strigoi. Os moroi toleram o sol, mas ficam fracos se são expostos a ele por muito tempo, se alimentam de sangue humano, mas não matam suas vítimas. Dampiros que são a mistura entre moroi e humanos, que não necessitam de sangue. Os strigoi não toleram sol, também se alimentam de sangue humano e matam suas vítimas.

Os alquimistas organizam os clãs, são humanos treinados para proteger os humanos dos Strigoi. Todos eles são marcados por uma tatuagem dourada. A regra mais importante entre eles é não ajudar os clãs sem alguma ordem. Sydney quebra a regra mais importante.

A trama de Laços de Sangue é protagonizada por Sydney, uma alquimista que foi contra os ensinamentos dos alquimistas e ajudou Rose a escapar da prisão depois de ter sido acusada de assassinar a rainha dos Moroi. Rose foi inocentada. Mas para os alquimistas foi considerado uma grande traição e uma quebra de regras muito séria. Com seu caráter/lealdade colocado em cheque, Sydney se volutaria para uma missão para que sua irmã Zoe não seja escalada.

*Spin-off da série Academia de Vampiros. 

Narrativa

O livro é narrado por Sydney. Ela fica encarregada da missão de proteger Jill Dragomir dos rebeldes que querem o poder. Se Jill for assassinada, Lissa ficará sem nenhum parente e teria que abdicar o trono. Para isso, ela se muda para Palm Springs e se inscreve na Amberwood como irmã de Jill e de Eddie (guardião de Jill). O trabalho de Sydney tem um supervisor, chamado Keith Darnel, mas para Sydney nada fica fácil, ele é muito rígido e deixa bem claro que não a queria na missão e fará de tudo para que sua estada não seja agradável. Adrian Ivashkov também é convocado para ir para Palm Springs, embora o motivo não fique muito claro para a nossa protagonista.

O desenvolvimento da protagonista na trama é bem articulado, o que faz com que o livro fique cada vez mais interessante. A personagem é bem completa e cativa pelo seu modo de ser. Ela é tem uma família complicada, mas quem não tem? Ela é corajosa e uma heroína de mão cheia. Jill é uma personagem carismática também, embora seja bem tímida. Adrian rouba alguns momentos interessantes do livro, definitivamente uma das minhas cenas favoritas é uma do qual ele rouba com seu jeito de ser.

Laços de Sangue é um livro que não aborda uma premissa e uma discussão só. São abordados diversos temas e situações. Ou seja, não se prenderá a uma resposta só. Serão várias e algumas ficam como incógnatas para o seu segundo volume.

Os novos personagens que são inseridos fazem com que a trama fique ainda mais interessante. Cada um faz uma parte da trama andar.

Diagramação

A diagramação do livro é bem caprichada. Capa é chamativa e intrigante. Não há exagero.

Considerações Finais

Laços de Sangue é um livro que retorna alguns personagens da série Academia de Vampiros, é uma alegria para os fãs que acompanharam e um incentivo a mais a quem não leu. Uma leitura rápida, prazeirosa e que deixa uma pontinha de curiosidade de como irá continuar.

Para os fãs de romance e mistério, o livro é um prato cheio. Terão de sobra. É um livro com um dinamismo excelente e que me fez querer reler VA mais uma vez. O segundo volume da série já tem nome, O Lírio Dourado, confesso que já estou ansiosa.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

Os comentários estão fechados.