Edição: 1
Editora: Globo Livros
ISBN: 9788525054081
Ano: 2013
Páginas: 352
Tradutor: Claudio Carina

O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título “fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo”. Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo – de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expande, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

proibido

Introdução

 A trama de Khaled agora não gira em torno de um personagem só, ou seja, serão vários personagens cada um com seus problemas, anseios e dificuldades. É claro que são pessoas que estão ligadas tanto a Pari quando Abdullah, irmãos que infelizmente foram separados.

Narrativa

A trama de Khaled é extensa, ou seja, passam-se seis décadas e se passa em vários países. Os irmãos mesmo distantes, tem um sentimento em comum, a ausência um do outro. O conteúdo proposto por Khaled é muito reflexivo, aos poucos vamos criando conclusões que estão além do livro. Isso é definitivamente um feito e tanto, pois não é qualquer narrativa que consegue ultrapassar o limite imposto pelas palavras. O Silêncio das Montanhas não só emociona, mas nos faz questionar tudo o que acontece na vida dos personagens apresentados.

Pode parecer que alguns personagens ali estejam só para “tapar buraco”, porém, alizando de modo bem amplo, é possível encontrar um significado forte para cada um deles. Não é um livro de fácil entendimento, aos poucos Khaled vai expondo coisas com as quais nem todo mundo está preparado para ler. Talvez seja esse o grande problema do livro, o fato de não aceitar o que acontece ou simplesmente não gostar do destino o qual os personagens são expostos. É um livro onde várias histórias de fundem igual um quebra cabeça imenso, se não ler com o devido cuidado ou atenção, provavelmente achará que está faltando uma parte ou outra. As premissas parelelas deixam o leitor cada vez mais curioso para saber qual o destino de Pari e Abdullah. E esse foi o livro o qual eu jamais imaginaria o final que teve.

Diagramação

A diagramação está muito boa e a capa reflete a trama. A fonte e o tamanho dela estão bons e facilitam a leitura. Ou seja, sem nenhum grande problema nesse quesito.

Considerações Finais

Felizmente, Kalhed apresenta mais uma nova trama tão densa, emocionante e que provavelmente levará você ao choro.

Vi que tiveram muitas críticas negativas ao livro. Mas se for basear somente em uma parte e não na proposta como um todo é um pouco incompleto. Não se dá para criticar um fim, só pelo fato de não ter gostado. Nem sempre o autor pensa da mesma forma, nem sempre tem que ser o que premeditamos. É o primeiro livro do autor no qual vários personagens dão vida a trama, ele correu o risco e no meu entender o fez muito bem. As amarras, os personagens e a obra como um todo é muito realista. O choque é imediato, a vida de Pari e Abdullah é sofrida. Assim como outros personagens. Devem ter muitos por aí. Khaled consegue seu feito e ninguém pode negar. É uma trama sobre sofrimento e sacrifício. Uma ótima história.

Total
3
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*