Edição: 1

Editora: Rocco

ISBN: 9788532528735

Ano: 2013

Páginas: 448

Tradutor: Ryta Vinagre

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

proibido

Introdução

A trama de Robert Galbraith gira em torno de um detetive chamado Cormoran Strike, ele está sem clientes, afundado em dívidas e com uma crise no casamento. Sua vida começa a mudar quando o irmão de Lula Landry (Bristow) o procurou para investigar o possível “assassinato” de sua irmã (embora a SY tenha fechado o caso como suicídio). Strike aceita reabrir o caso e investiga os acontecimentos anteriores a morte de Lula, que atendia pelo apelido de Cuco. A cada nova pessoa interrogada, novas dúvidas surgem. Ele lidará com um unverso cheio de mentiras e segredos. Em busca por respostas terá de arregaçar as mangas e encontrar pistas que talvez mudem a causa morte de Lula.

Narrativa

O foco da narrativa de Galbraith está em Strike, diferentemente dos livros do gênero, queremos que o investigador descubra e que sua vida melhore. Ele começa a trama praticamente capenga, sem nenhuma esperança. É um personagem com muita história, veterano de guerra, foi ferido e carrega uma sequela pro resto da vida. Quando aceita o caso, por se tratar de uma celebridade top model, a mídia repercurte bastante.  Ele encontrou um caso que pode alavancar seus negócios e está disposto a tudo. É um desafio e tanto já que a lista de suspeitos é imensa e nem todos estão dispostos a falar a verdade. Robin é outra personagem que se destaca na trama, ela irá ajudá-lo a organizar a administração do escritório. Aos poucos conquista a confiança de Strike, pois se mostra muito compentente.

Há muitos segredos por trás da vida de Cuco, ela foi adotada, tinha um relacionamento amoroso instável e sofria de transtorno bipolar. Ao mesmo tempo que vamos descobrindo mais sobre Cuco, ganhamos mais definição das características e pensamentos de Strike. Há um cuidado muito grande na hora de mapear as características, é nesse momento que mais se assemelha com a escrita da autora por trás da obra. Ela não economiza detalhes e características de personagens tão distintos.

É uma trama muito enigmática, que se prende desde o primeiro momento. No início a narrativa tem um ritmo mais lento em função das apresentações, porém, quando o engata, é de perder o fôlego. Há uma gama de possibilidades que podem vir a ocorrer e isso deixa o leitor cada vez mais interessado em concluir. Não há 2 caminhos, são infinitos, mesmo.

Considerações Finais

O texto é muito bem estruturado, sólido e que brinca com o leitor, é um jogo de aparências, diálogos e acontecimentos que nos levam a conclusão. Não há falhas e nem deixa um detalhe escapar. É um livro totalmente inteligente, pois soube usar os clichês e reinventá-los de uma forma muito criativa.

A decisão de um pseudônimo me agradou bastante. Além de ter virado um viral bastante lucrativo, divulgado em diversas mídias e um dos assuntos mais comentados na época. O livro é um tapa na cara de quem achou que J.K não conseguiria emplacar outro bestseller. Ela o fez muito bem, e mal posso esperar para o próximo livro.

Uma notícia boa para quem já teve a oportunidade de ler, a obra já tem sequência confirmada e será uma trilogia. E recentemente teve os direitos comprados pela Warner Bros. Ou seja, haverá uma adaptação do livro para o cinema.