Resenhas

O Chamado do Cuco – Robert Galbraith

Edição: 1

Editora: Rocco

ISBN: 9788532528735

Ano: 2013

Páginas: 448

Tradutor: Ryta Vinagre

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

proibido

Introdução

A trama de Robert Galbraith gira em torno de um detetive chamado Cormoran Strike, ele está sem clientes, afundado em dívidas e com uma crise no casamento. Sua vida começa a mudar quando o irmão de Lula Landry (Bristow) o procurou para investigar o possível “assassinato” de sua irmã (embora a SY tenha fechado o caso como suicídio). Strike aceita reabrir o caso e investiga os acontecimentos anteriores a morte de Lula, que atendia pelo apelido de Cuco. A cada nova pessoa interrogada, novas dúvidas surgem. Ele lidará com um unverso cheio de mentiras e segredos. Em busca por respostas terá de arregaçar as mangas e encontrar pistas que talvez mudem a causa morte de Lula.

Narrativa

O foco da narrativa de Galbraith está em Strike, diferentemente dos livros do gênero, queremos que o investigador descubra e que sua vida melhore. Ele começa a trama praticamente capenga, sem nenhuma esperança. É um personagem com muita história, veterano de guerra, foi ferido e carrega uma sequela pro resto da vida. Quando aceita o caso, por se tratar de uma celebridade top model, a mídia repercurte bastante.  Ele encontrou um caso que pode alavancar seus negócios e está disposto a tudo. É um desafio e tanto já que a lista de suspeitos é imensa e nem todos estão dispostos a falar a verdade. Robin é outra personagem que se destaca na trama, ela irá ajudá-lo a organizar a administração do escritório. Aos poucos conquista a confiança de Strike, pois se mostra muito compentente.

Há muitos segredos por trás da vida de Cuco, ela foi adotada, tinha um relacionamento amoroso instável e sofria de transtorno bipolar. Ao mesmo tempo que vamos descobrindo mais sobre Cuco, ganhamos mais definição das características e pensamentos de Strike. Há um cuidado muito grande na hora de mapear as características, é nesse momento que mais se assemelha com a escrita da autora por trás da obra. Ela não economiza detalhes e características de personagens tão distintos.

É uma trama muito enigmática, que se prende desde o primeiro momento. No início a narrativa tem um ritmo mais lento em função das apresentações, porém, quando o engata, é de perder o fôlego. Há uma gama de possibilidades que podem vir a ocorrer e isso deixa o leitor cada vez mais interessado em concluir. Não há 2 caminhos, são infinitos, mesmo.

Considerações Finais

O texto é muito bem estruturado, sólido e que brinca com o leitor, é um jogo de aparências, diálogos e acontecimentos que nos levam a conclusão. Não há falhas e nem deixa um detalhe escapar. É um livro totalmente inteligente, pois soube usar os clichês e reinventá-los de uma forma muito criativa.

A decisão de um pseudônimo me agradou bastante. Além de ter virado um viral bastante lucrativo, divulgado em diversas mídias e um dos assuntos mais comentados na época. O livro é um tapa na cara de quem achou que J.K não conseguiria emplacar outro bestseller. Ela o fez muito bem, e mal posso esperar para o próximo livro.

Uma notícia boa para quem já teve a oportunidade de ler, a obra já tem sequência confirmada e será uma trilogia. E recentemente teve os direitos comprados pela Warner Bros. Ou seja, haverá uma adaptação do livro para o cinema.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. Trilogia??? Ah! Fala sério!!
    Eu me animei pra comprar, mas não sabia que seria mais de um.
    Hum, e agora o quê fazer??
    A resenha me deixou bem curiosa, tenho certeza que vou curtir a leitura tanto quanto você.
    Vou comprar capa dura, tomara então que os outros dois venham assim também, senão vai ficar ridículo, rs.
    Adorei!!
    Bjks

    1. Oi Lele!
      Eu também se surpreendi quando soube que terão mais 2.
      Mas creio e espero que a cada livro seja um caso diferente… assim como os do Myron Bolitar ♥
      Sim, acho que a Rocco lançará todos na versão capa dura ♥
      Adorei ver você por aqui *-*
      Beijos!

Os comentários estão fechados.