Resenhas

O Boneco de Neve – Jo Nesbø

Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501094803
Ano: 2013
Páginas: 420
Tradutor: Grete Skevik

Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.

proibido

Introdução

É muito raro ter contato com livros de autores que não estão no eixo comum de mercado internacional, nesse caso Jo Nesbø é norueguês. O livro O Boneco de Neve é sétimo livro da série do detetive Harry Hole, essa série é um bestseller mundial, chegando ao patamar de ser lido por mais de 1 milhão de meio de pessoas só na Noruega. E o livro já foi traduzido para mais de 40 línguas! Ou seja, o livro é bom e muito apreciado por onde ele é lançando. A versão brasileira foi  publicado pela editora Record no começo desse semestre.  Embora seja o sétimo livro, a leitura não perde seu encanto ou compreensão. Pode ser lido fora de ordem tranquilamente. Acredito que cada livro da série tem começo, meio e fim. Cada uma representa um caso, assim como os livros de um dos meus autores favoritos, Harlan Coben.

A premissa do livro se baseia no desaparecimento de mulheres casadas e com filhos, e em toda cena do crime, encontram um boneco de neve. A suspeita de um serial killer surge quando Harry Hole recebe uma carta muito estranha que se intitula Boneco de Neve.

Narrativa

A narrativa de Nesbø é muito cativante. Somos sugados pela boa escrita desde o primeiro capítulo da trama. Com personagens envolventes e reviravoltas surpreendentes, o livro é um prato cheio para os amanetes (como eu) do gênero. Divida em partes, faz com que o leitor fique imerso e atento aos detalhes presentes na trama, e como sempre, descobrir quem é o culpado. Qualquer detalhe não pode ser deixado para trás, mesmo que mínimo, é uma pista para resolução do caso. Os pontos ressaltados pelo autor na hora de ligar a sequência de assassinatos é muito bem feito.

A história como dito anteriormente, gira em torno do personagem Harry Hole, um homem de 40 anos, inspetor da Divisão de Homicídios de Oslo. Um homem coberto de imperfeições (tem problema com bebidas e grande interação com os casos são a ponta do iceberg) e cheio de carisma. Ele perdeu o parceiro Jack Halvorsen, e com isso fica muito angustiado. Ele ganha uma nova parceira, Katrine Bratt que se demonstra muito inteligente e um pouco misteriosa a princípio. Katrine além de ser muito competente, vemos os diversos assédios por outros membros da polícia, sendo assim, vemos o quanto é difícil estar inserida num emprego onde os homens são maioria. Em meio a isso, ele ainda gosta muito de sua ex e a sua ex também sente algo muito forte por ele, embora tenha seguido em frente.

O livro não é narrado somente sobre o ponto de vista de Harry, tudo é intercalado com capítulos na visão de outros policiais (incluindo Katrine), Rakel e Oleg (ex namorada de Harry e o filho dela).

O único ponto negativo da trama é que o autor carrega nos detalhes, são muitas vozes e isso pode se tornar cansativo para quem não gosta desse tipo de leitura. Pra mim, se torna uma qualidade quando o autor consegue passar tudo para o papel e dar todo o ambiente em que as cenas ocorrem. Dá até vazão a adaptação para o cinema.

Diagramação

A capa foi uma adaptação de uma versão britânica da editora Random House Inc. É uma das capas mais bonitas. Confira outras versões:
The Snowman   15986599 13490284 5658534 157875219772407 2671770

Considerações Finais

Boneco de Neve além de ser um livro surpreendente, é um forte concorrente ao meu livro favorito do ano. Entre ele e Garota Exemplar é uma decisão muito dura. Ambos me marcaram positivamente. Realmente espero que a editora publique os outros livros da série. A narrativa e a brilhante mente do autor, estão num livro de tirar o fôlego.

 

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. Olá Amy,
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que ela me deixou super curioso, faz meu estilo de leitura e pelo visto irei gostar…dica anotada….abraços.
    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

Os comentários estão fechados.