Edição: 1
Editora: BookBaby
ISBN: 9781623094430
Ano: 2012
Páginas: 286

Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!

Introdução

Não Pare! É um livro que me chamou bastante atenção por ser um livro que ficou em 1º lugar na lista dos mais vendidos da Amazon por um tempo. O mercado dos ebooks tem proporcionado muitas supresas e casos de muito sucesso no meio literário. No caso desse livro, li a sinopse antes de ler o livro e fiquei muito curiosa em função dela, confesso que não tenho o costume de fazer isso, mas foi um grande incentivo.  A parceria surgiu depois de algum tempinho e me sinto muito feliz por ter uma parceria com uma autora que conseguiu me fisgar com o essencial, com uma ótima história para contar.

proibido

Narrativa

O livro é narrado por Nina, a protagonista da trama. Nina é uma adolescente de 16 anos e que vive mudando de cidade em cidade e até de país. Ela vive com sua mãe, porém, elas mal param em algum lugar e Nina se mostra muito irritada com isso. Pois sempre que faz amigos e começa a se relacionar como uma adolescente comum, ela tem de mudar de cidade, ela fica muito curiosa pelo motivo pelo qual tem de se mudar sempre, ela começa a desconfiar do motivo, ela sente que é algo relacionado a ela, mas não sabe o que motiva para tal. No caso Nina está prestes a completar 17 anos. Ao longo da trama, acontecem vários incidentes, mas ela não imagina o que está por de trás de toda essa confusão.
As cidades pelo qual Nina passa durante a trama são Amsterdã, NY ♥ e Roma. Todas são muito bem ambientadas pela autora. O modo como ela descreve os cenários é muito positivo, passa confiança do ambiente o qual os personagens são inseridos.
Não existe livro sem um clichê (principalmente para quem lê muito, como é o meu caso), alguns podem se manifestar durante a trama, mas Pepper lida com isso de um modo muito positivo.
Um livro que explora o que há de melhor nesse universo do gênero, é um dos livros onde encontrei mais ação do que em qualquer um do gênero, as situações são tantas e acontecem tão num piscar de olhos que a vontade é de terminar e entender o que está por de trás de tudo o que acontece com Nina.

E como todo bom livro, há um bocadinho de romance. Ou seja, Nina além de não parar em nenhum lugar, vive praticamente um triângulo amoroso, no qual existem Richard (o bad boy) e Kevin (o garoto que toda mãe quer que a filha namore). Mas não vou me prolongar quanto a esse assunto, pois existem muita surpresas nesse ponto do livro. Resumindo, ela fica em dúvidas com relação ao sentimento de ambos os garotos.

Em nenhum momento achei maçante (eu já disse que é o livro que mais tem ação que eu conheço do gênero, não disse?). O livro é praticamente uma fotografia instântanea, ela vai se revelando aos poucos e no ritmo que tem de ser. Ou seja, muito prazeiroso de ver “todo” o processo.

Booktrailer

Diagramação

Embora eu tenha lido o livro apenas por ebook (ele está somente disponível nesse formato, no momento) a capa do livro não foi um dos grandes atratativos. Pois senti que ela pouco reflete sobre o livro. Não sei, esperava algo mais voltado a narrativa como um todo, como se ela fosse um momento na vida de Nina, mas não senti com essa capa.

Considerações Finais

Não Pare! É um livro que irá te proprocionar inúmeros sentimentos pelos personagens, principalmente por Nina e Richard ♥. É como o próprio nome do livro carrega, é impossível parar de ler. Boa premissa, construção de personagens e um final que é de matar qualquer leitor curioso. Ou seja, ler o livro seguinte se torna uma necessidade. Por sorte, estou lendo o segundo livro e gostando tanto quanto esse o qual escrevo essa resenha. Recomendadíssimo! A resenha de Não Olhe (o segundo livro) vai ser postada em breve! Ou seja, fiquem de olho por aqui (péssimo trocadilho, eu sei)!