Resenhas

As Palavras – Clarice Lispector

Edição: 1
Editora: Rocco
ISBN: 97885325_28759
Ano: 2013
Páginas: 312

Autora ao mesmo tempo mais popular e mais respeitada do país, Clarice Lispector está presente na web com mais de dois milhões de entradas no Google. Seus textos e pensamentos circulam pela rede angariando novos leitores a cada dia. Com As palavras, a Rocco atende a demanda de leitores ávidos por pensamentos de referência do universo clariceano, respeitando a soberania verbal, plástica, afetiva, filosófica, poética e artística da autora. Organizada pelo pesquisador e professor da UERJ Roberto Correa dos Santos, a coletânea traça um percurso amoroso pelas frases mais marcantes deixadas pela escritora, num convite à (re)leitura de sua obra completa.

proibido

Introdução

O livro me chamou bastante atenção desde o anúncio da publicação por parte da editora. Não é de hoje que vemos citações dos livros de Clarice por todo lugar, algumas nem foram ela mesmo escreveu (fake Clarices). Ou seja, embora ela não esteja mais conosco, ela vive através de cada citação. O livro é um ótimo manual de citações, pois a cada frase, a cada parte do livro, você se identifica de uma forma tão profunda. As palavras de Clarice são atemporais. Não importa quando se lê, mas quando lê se indentifica de uma forma ou de outra.

Narrativa

A narrativa do livro é dividida pelas suas obras. A cada novo “capítulo” são de frases de um livro em específico. Ao todo são 14 textos, misturados entre contos, crônicas e pensamentos da autora. Algumas frases soltas, mas que evocam várias outras em sua mente. É um exercício e tanto. É impossível não se apegar alguns pensamentos soltos pelo livro. Que vão ao romance inocente à breviedade da vida. Muitas das frases são reflexivas, outras tem um teor mais irônico (confesso que são as minhas favoritas).

A seleção feita pelo curador, Roberto Corrêa dos Santos foi fenômenal. Ele conseguiu colocar todas as citações mais marcantes das obras da autora.

Diagramação

A editora caprichou na edição, é objetiva e muito bem organizada. A capa do livro é bastante surrealista e reflete um pouco do universo do livro como um todo.

Considerações Finais

As palavras é um livro muito precioso para aqueles que querem conhecer e ser imersos nas palavras e pensamentos da autora. É um ótimo livro para se começar e um ótimo livro pra quem já conhece suas obras e quer revivê-las através de partes das suas obras. O livro é tão bom de ser lido, que a vontade é pegar todos os livros dela e reler.

As palavras é um convite ao universo criado por uma das autoras mais importantes que esse país já teve.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. OLá Amy,
    Não conhecia esse livro e ainda não li nada da autora você acredita? Mas espero çer em breve…dica anotada…abraços.
    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

  2. […] Confira a resenha que fiz sobre o primeiro livro, As Palavras. […]

Os comentários estão fechados.