O Cavaleiro de Bronze

Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542800616
Ano: 2013
Páginas: 504
Tradutor: Wladir Dupont

A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado, onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós. Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, e sente-se atraído por Tatiana—e ela por ele. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?

proibido

Introdução

Em o Cavaleiro de Bronze encontramos a Rússia em um período complicado, mais claramente na segunda guerra mundial. Nesse período conheceremos Tatiana (protagonista), é a filha mais nova da família Metanov, terminou os estudos e agora trabalha, embora sua família a trate com uma garotinha. No primeiro dia da guerra, o pai de Tatiana a pede pra comprar mantimentos pra que possam ser estocados (pois não tem ideia de quando a guerra vai acabar), mas Tatiana antes de ir, passa uma pracinha para tomar um sorvete e é nesse momento onde tudo muda na vida dela.

Narrativa

A narrativa de Paullina é densa, muito plausível e contém relatos muito detalhados do momento. É o primeiro livro de uma série que promete. O conteúdo apresentado já no primeiro livro é muito intenso e cheio de reviravoltas. Em meio a tanto horror, perda e conflitos. Ela coloca o romance entre Tatiana e Alexander, um amor proibido, puro e nota-se a química que ferve entre os dois.  É contrastante e sutil. Adoro a escolha do nome, que tem sentido em um momento muito particular e peculiar da trama.

Há uma sutileza tão grande no casal, que é impossível não se entregar a trama. Querendo ou não, o leitor torce pra que as coisas aconteçam e que esse amor seja possível. Para não perder a surpresa, não contarei nada que comprometa a leitura. Pois esse livro realmente vale a pena. Se passa durante muito tempo de uma guerra que marcou o mundo como um todo.

Diagramação

Trabalho muito cuidadoso da editora, é um dos meus livros favoritos que a Novo Século publicou. A revisão está ótima.

Considerações Finais

Eu geralmente evito esse tipo de leitura (confesso que não sou muito fã de livros ambientados em guerras). Mas Paullina me mostrou que é possível ler sim. Desde que seja feito com qualidade e muita atenção nos detalhes. O livro me deixou com muita vontade de ler outros livros do gênero. Aguardo ansiosamente o segundo volume, pois se continuar nesse ritmo, será tão fantástico quanto esse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*