Resenhas

A Invenção das Asas – Sue Monk Kidd

A Invenção das Asas

Edição: 1
Editora: Paralela
ISBN: 9788565530484
Ano: 2014
Páginas: 328
Tradutor: Flavia Yacubian

Em sua terceira obra, Sue Monk Kidd, cujo primeiro livro ficou por mais de cem semanas na lista de mais vendidos do New York Times, conta a história de duas mulheres do século XIX que enfrentam preconceitos da sociedade em busca da liberdade. Sue Monk Kidd apresenta uma obra-prima de esperança, ousadia e busca pela liberdade. Inspirado pela figura histórica de Sarah Grimke, o romance começa no 11º aniversário da menina, quando é presenteada com uma escrava: Hetty “Encrenca” Grimke, que tem apenas dez anos. Acompanhamos a jornada das duas ao longo dos 35 anos seguintes. Ambas desejam uma vida própria e juntas questionam as regras da sociedade em que vivem.

proibido

Introdução

O livro me chamou bastante atenção pois já havia lido o seu livro, A Vida Secreta das Abelhas e gostado muito. Nesse livro, encontraremos duas personagens emblemáticas, Encrenca, uma menina de 10 anos que é vendida para ser escrava de Sarah, uma menina que a ganha em seu 11º aniversário, embora não concorde muito com isso.  Um livro questionador, profundo e muito bem desenvolvido ao longe de 35 anos.

Autora

Sue Monk Kidd

O primeiro livro de Sue Monk Kidd, A vida secreta das abelhas, ficou por mais de um ano e meio na lista de mais vendidos do New York Times e foi adaptado para o cinema em 2008. Seu segundo romance, O monge e a sereia, que alcançou a primeira posição na lista de mais vendidos do New York Times, ganhou o prêmio Quill de 2005 para melhor obra de ficção e foi transformado em um filme para a TV. Hoje, Sue mora perto de Charleston, na Carolina do Sul.

Fonte

Narrativa

Os capítulos são intercalados entre Sarah e Encrenca, a obra é dividida em 6 partes entre 1803 à 1938. A narrativa tem um ritmo diferente e pode ser considerada bem lenta, pois avança de uma forma sutil e gradual.

Encrenca ganha o leitor em sua primeira aparição, uma garota forte embora tenha suas fragilidades.  Ela enfrenta tudo como pode, o seu tom sarcástico é a máxima do meu encantamento por ela. Logo de início vemos que ela está em uma sociedade da qual não se encaixa, da qual não se faz parte. Esse ponto também é muito discutível na visão da personagem Sarah, que logo não concorda com o fato de tê-la para si, ela mesmo que muito jovem, tem ideias revolucionárias e demonstra muito bem isso ao longo da narrativa. Ou seja, ambas são extraordinárias e a frente de seu tempo.

A Invenção das Asas é um livro sobre amizade, cumplicidade, questionamento e muita fé. São anos da vida dessas garotas que vão sendo detalhados da forma mais tocante e realista que Sue pode conceber.

Diagramação

Um dos motivos para a escolha do livro foi exatamente a capa (além da leitura anterior). Eu gostei muito dela, as cores, a ilustração e principalmente o book trailer do livro, me fizeram quer entrar nessa história e viver algo diferente.  Ou seja, está impecável. Conseguiram passar a ideia do livro de forma simples e sofisticada ao mesmo tempo.

Book trailer

Considerações Finais

Em A Invenção de Asas encontramos um livro que fala sobre as diferenças, fé, classes sociais, caráter, escravidão e nadar contra a corrente. Sue Monk acerta novamente, proporcionando ao leitor o supra sumo de sua capacidade.

 

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Resenhas

1 Comentário

  1. Oiii o livro também me chamou a atenção por já ter lido A vida secreta das abelhas, e mais uma vez a autora me ganhou com uma narrativa e personagens maravilhosos, você tem razão ao dizer que Encrenca nos ganhou logo que apareceu, mas eu também me encantei por Sarah e mais para frente por Nina. O livro é excelente e deve ser lido por todos.
    Beijos!!!
    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

  2. Lembro que comentou sobre esse livro pra mim.
    Confesso que não é muito meu gênero, mas parece ótimo.
    Beijinhos

Os comentários estão fechados.