Todos os Meus Amigos São Super Heróis

Edição: 1
Editora: LeYa
ISBN: 9788580448474
Ano: 2014
Páginas: 176
Tradutor: Érico Assis

Existem aproximadamente 249 super-heróis na cidade de Toronto. Tom não é um super-herói, mas conhece vários: O Anfíbio, A Pilha de Nervos, A Bronca, O Homem Impossível, O Minigigante, Daquiapouco, A Doma-Rapaz, dentre outros. Tom casou-se com uma super-heroína, A Perfeccionista, cujo poder é tornar tudo perfeito. No dia do casamento, Hipno, supervilão e ex-namorado de Perfeccionista, hipnotizou-a: Tom ficou invisível, mas somente aos olhos dela. Depois de dois meses sem notar o marido, a Perfeccionista está prestes a pegar um avião para recomeçar a vida em Vancouver.

É a partir de uma bela história de amor que Todos os Meus Amigos São Super-Heróis constrói um universo onde amizade, romance, profissões e cotidianos muito parecidos com os nossos ganham uma fina pátina de superpoder – ou mostra que superpoderes são apenas uma questão de ponto de vista. Tom está desesperado para que sua amada Perfeccionista volte a enxergá-lo e amá-lo. Como resolver isto sendo o único ser humano sem poderes nessa história?

proibido

Sobre o Autor

Andrew Kaufman é o segundo melhor escritor já nascido na cidade de Wingham, Ontário (a primeira é Alice Munro, ganhadora do Nobel de Literatura, em 2013). Ele também é diretor de cinema, produtor de rádio e já publicou cinco livros. Todos os meus amigos são super-heróis, seu primeiro romance, já foi traduzido para francês, italiano, alemão, norueguês, coreano, turco, catalão, holandês e agora para o português. Ele mora em Toronto com a esposa e dois filhos. Todos têm superpoderes, com exceção de Andrew.  

Introdução

Todo os Meus Amigos são Super-Heróis é um livro muito criativo. Nele encontraremos centenas (249, precisamente) de super-heróis que habitam a cidade Toronto, no Canadá. Tom não é um deles, mas se casou com Perfe (perfeccionista). No dia do casamento, o ex de Perfe, Hipno, convence Perfe que Tom é invisível. Desde então Perfe, acredita que o seu Tom não vai voltar. Dias esperando e sentindo sua falta, ela decide se mudar para Vancouver e começar uma nova vida. Tom faz o possível e o impossível para convencer a sua amada que sempre esteve ali.

Narrativa

Com uma sinopse altamente maluca, eu me encantei pelo livro antes de tê-lo lido. Quando tive contato com a narrativa de Andrew isso e confirmou. De um jeito que jamais vi, conduz uma narrativa muito interessante para algo que nem sempre prestamos atenção. Nele temos a angustia de Tom em tentar fazer com que sua esposa o enxergue novamente. E temos descrições dos 249 super heróis que fazem parte da vida de Tom e de outros personagens. As descrições são o ponto alto do livro, trabalham o humor da forma mais pura. A busca de Tom é sempre um martirio. Pois não sabemos como um humano vai conseguir quebrar a hipnose de um ex-namorado ciumento de Perfe. Querendo ou não, se torce por Tom, embora seja um humano comum. Ele demonstra a todo o momento o amor que sente por sua eleita. E vai até mais longe do que um ser que ama iria, ele aposta todas as fichas mesmo quando não tem muita certeza de conseguirá fazê-la enxergar.

Diagramação

A diagramação do livro é um charme a parte. Temos as belíssimas ilustrações de Tom Percival, A capa do livro é chamativa e acompanha o mistério do título. Temos várias ilustrações de personagens, o que ajuda e contribui harmonicamente pra construção da narrativa.

Considerações Finais

Todos os amigos são super-heróis é um livro que vai ficar na memória, pois a criatividade do autor, venceu a narrativa que teria tudo para ser comum e sem graça, mas que ganhou vigor com apresentação de personagens inovadores, divertidos e nem tão heróicos como concebemos a palavra. Recomendadíssimo.