Águas Emendadas

Edição: 1
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481322
Ano: 2014
Páginas: 48

O artista plástico Rubens Matuck gosta de conhecer lugares e registrar suas descobertas. Este livro é a reprodução do caderno de viagem que ele fez ao visitar a Estação Ecológica de Águas Emendadas, uma área de proteção ambiental localizada no Centro-Oeste brasileiro. Nele, é possível conhecer as cores e formas da fauna e da flora do cerrado brasileiro, além da cultura local, por meio dos relatos dos funcionários da estação.

proibido

Introdução

Águas Emendadas é um livro de registro de uma viagem feita pelo artista plástico Rubens Matuck. Nesse livro você encontra desenhos do autor e anotações de sua viagem a uma área de proteção ambiental (onde só é possível visitas controladas), chamada Estação Ecológicas de Águas Emendadas, ela fica há 50km de Brasília e 5km de Planaltina. O que mais me interessou e que me fez querer ter essa experiência de ler, foi o fato de adorar cadernos de viagens, anotar, fotografar e desenhar enquanto se visita lugares novos é uma grande fonte de inspirações. É o melhor momento pra poder se expressar e aproveitar tudo como um todo.

Narrativa

O livro não possui uma narrativa tradicional, o seu conceito é documentar e através de seus desenhos, fazer o leitor vivenciar um pouquinho do que ele presenciou. As cores e os traços incríveis que aquele lugar proporcionou ao autor. O cerrado e a as suas belezas além de relatos que são colocados a Matuck durante a viagem.

Diagramação

Mais uma vez a Biruta acerta em diagramação. O livro foge um pouco o padrão dos que estou acostumada a ler. Mas com certeza está entre os melhores que vi. Pois além de ter a junção ilustração/narrativa, a ilustração ganha mais destaque em Águas Emendadas. O único ponto “falho” é que como se trata de um diário de viagem, para que o livro seja visto como um, talvez o tamanho do livro (que é maior do que o padrão normal dos livros) não seja o mais adequado. Diários de viagem e registros, tendem a ser menores, aqueles que podemos colocar nos bolsos e levar a qualquer canto durante essa experiência.

Considerações Finais

Resumindo o livro é uma obra de arte em si. Um relato que virou um registro através das anotações de Matuck. Um livro ultra sensível e de muito bom gosto. Aos amantes da arte um lindo presente. Outro motivo que me deixou bastante contente, é ainda haver um lugar sobre proteção, onde o homem não destruiu. Águas Emendadas tem uma área de 10 mil 547 hectares. Além de ter proporcionado boas imagens na mente de Matuck, me fez ter a curiosidade de procurar mais informações sobre o lugar. Fantástico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*