LiteraturaResenhas

Os meninos que enganavam nazistas – Joseph Joffo

Os Meninos Que Enganavam Nazistas
ISBN-13: 9788582864104
ISBN-10: 8582864108
Ano: 2017 / Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Vestígio


Introdução

Em Os meninos que enganavam nazistas, Joseph Joffo narra sua vida em um dos momentos mais sombrios da história mundial: A 2ªGM, com 10 anos e seu irmão com 12, a família dos garotos é obrigada a se separar e eles tem de seguir o caminho sozinhos com o objetivo de sobreviverem ao caos que está fervendo em na época.

Sobre Joseph Joffo

Foto -Joseph JoffoJoseph Joffo nasceu em Paris no dia 2 de abril de 1931. Filho de barbeiro, teve uma infância feliz até a chegada da Segunda Guerra Mundial. Durante a ocupação alemã, sua família judaica é perseguida. Joseph conseguiu escapar com seu irmão e só retornou a Paris após o fim da guerra. Escritor, roteirista e ator ele é reconhecido mundialmente por ter contado a sua história no romance “Un sac de billes”, publicado en 1973.

Edições estrangeiras

394057 2179748 880202 10272268

Narrativa

A escrita de Joseph é viciante e cheia de momentos marcantes. A trama é tão detalhista que é possível se comover com os momentos vividos pelos garotos. A narrativa acontece como se fosse no presente, ele fala com o leitor durante a trama e a leitura flui de maneira gradual. Todo livro que aborda o tema e a época costuma ser bastante emotivo, como os livros do John Boyne, somos transportados pra uma época que só vi em filmes e livros e é uma época tão diferente do cotidiano que em alguns momentos parece ficção. O livro promove diversas reflexões e tem momentos em que a emoçaão fala muito mais alto, tornando a leitura agradável. A jornada desses dois meninos não foi fácil, foram muitos obstáculos. Sem perder o humor, Joseph tem urgência em sua escrita, em alguns momentos parece que o livro foi uma forma de lidar com tudo que viveu, uma espécie de terapia.

Projeto gráfico

Trabalho primoroso de de muito bom gosto. A capa remete ao filme e o projeto gráfico promove uma ótima leitura, com espaçamento adequado para a diagramação proposta.

Considerações finais

Os meninos que enganavam nazistas, foi uma surpresa muito gostosa de ler. A narrativa te faz embarcar nos personagens e nos acontecimentos de um jeito muito especial e emotivo. Prepare o seu coração. O livro virou filme e antes da resenha tive o cuidado e não assistir e não comprometer as surpresas que ali traziam. Mas assim que finalizei, assisti e ambos são maravilhosos e dignos de se conhecer.

 

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Literatura

Os comentários estão fechados.