Especial: Melhores de 2014
O ano finalmente está no fim, como no ano passado… aqui vão breves comentários dos livros que mais gostei de ler esse ano e foram resenhados no Macchiato, prontos?
Foi bem difícil selecioná-los, pois foram mais de 200 livros lidos esse ano. Diversas resenhas postadas pra vocês… ou seja, tive que ser bem criteriosa e não podia deixar nenhum passar. Portanto, eles não estão em ordem e não será uma lista de 10 mais… pois seria injusto com livros tão bons que li durante o ano.
Motivo: Foi uma leitura tão agradável e ao mesmo tempo tão agustiante que não poderia ficar fora da lista. É um livro que me cativou pela escolha dos personagens e da boa playlist.
Motivo: Um livro que me marcou tanto, pelo conteúdo abordado, o vínculo de duas irmãs totalmente diferentes, a busca desenfreada por respostas.
Motivo: Takami com sua narrativa longa, porém viciante toma conta do imaginário do leitor como nunca vi antes. Uma história densa, complicada e muito bem descrita. É um dos poucos livros que pontuei com a nota máxima.
Resenha – Melhor preço
Motivo: É um dos livros mais criativos e belos que li durante o ano todo. Faz um tempão que o li e mesmo assim, a sensação de boa leitura perdura. Ava é uma ótima escritora e espero muito dela nos seus próximos livros. Uma discípula de Chbosky à altura do mesmo.
Motivo: A Darkside caprichou tanto nessa edição comemorativa que não podia ficar fora da lista, pois foi uma das únicas releituras que fiz durante o ano e pude compartilhar com vocês minha experiência com esse livro maravilhoso e muito divertido.
Motivo: Um autor consagrado que consegue em poucas páginas dominar sua história e torná-la tão palpável e doce. Um livro com temática de guerra e conflito que foi brilhantemente incorporada num personagem jovem e totalmente corajoso.
Motivo: É um dos livros mais criativos e assustadores que li nesse ano. A proposta é interessante, a diagramação dá o tom do clima com perfeição.
Motivo: Não existe melhores do ano sem um título do Harlan Coben. Esse livro, embora não tenha o Myron, é um dos meus favoritos pela qualidade da trama e dos personagens. É um livro de cortar o coração.
Motivo: É aquele livro que faz você refletir sobre o comportamento com nossos parentes, principalmente quem ainda tem avós. Eu perdi a minha há muitos anos e sei o quanto isso é difícil. Dona Nilva, era muito carismática e agora é um anjinho no céu. Os diálogos hilários comprovam isso.
Motivo: Esse livro da Clarice me tocou profundamente. Ele realmente tira a gravidade das coisas e nos faz pensar somente no que há de melhor na vida. Curto, objetivo e muito fofo. Desde seus jogos de palavras à diagramação.
Motivo: Que Joe Hill é um dos meus autores favoritos, todo mundo já sabe. Porém, Nosferatu é possível ver a maturidade do escritor com sua narrativa. Ilustre, bem colocada e ambientada. O medo pelo medo.
Motivo: Uma das poucas biografias que li esse ano, mas que surpriu toda a minha adoração pela inteligência e coragem dessa garota que ganhou o prêmio nobel da paz pela sua ousadia e vontade.
Motivo: Doce e muito bem escrito. Conta com uma playlist de dar inveja. Uma menina deslocada que encontra o seu mundo através da música.
Motivo: Um chicklit que me cativou bastante. Eu geralmente não me encanto com o gênero, porém, Alice e os outros personagens com certeza foram uma surpresa. Divertido e dramático, Par perfeito ganhou destaque não só como a melhor leitura do gênero, mas entrou como uma das melhores leituras.
Motivo: Sou fã de infanto juvenis desde sempre. Não passo um mês sem ler um do gênero. O que tornou A Caixa de Perigos tão interessante? A criatividade da autora em propor algo tão diferente e ao mesmo tempo instrutivo.
Motivo: Maya é carismática e fez um estudo muito curioso através dos passos de um guia da década de 50 e durante esse ano todo, documentou tudo o que passou e fez.
Motivo: Não é um livro bonito, mas que foi muito bem escrito e que proporcionou uma vivência nova. Abordagem da pedofilia na visão da pedófila.
Motivo: Como alguém que tem o costume de mentir pode fazer com que as pessoas acreditem em sua verdade? Justine tem um bom livro publicado esse ano pela Galera. O livro trás bons questionamentos e brinca com o leitor o tempo todo. Real ou não? Cabe ao leitor julgar.
Motivo: O melhor livro do John Green, com sutilezas, reflexões e personagens icônicos. Questionamentos comuns a adolescência e seus problemas em um livro divertido, dramático e INTENSO.
Motivo: Chris me surpreendeu com uma releitura dos clássicos infantis, personagens bem estruturados, gêmeos muito diferentes e que acabam trabalhando em conjunto para conseguir voltar para casa. É um bom começo de uma história que pretendo continuar lendo. É o primeiro livro que além de apresentar a problemática, dá muito mais ao leitor, porém, a vontade de continuar é quase que angustiante.
Motivo: Um dos livros mais complicados e difíceis do ano. Foi um livro que no começo eu me encantei, depois comecei a desenvolver um misto de amor e ódio por um personagem e depois a desolação pela conclusão proposta pela autora. Porém, não poderia ser diferente. Boas cenas, diálogos e uma maturidade na escrita muito audaz.
Motivo: Nesse post, listei todos os livros que me marcaram positiviamente, deixá-lo para o final foi o melhor jeito de poder explicar o motivo do qual gostei tanto. Ele é a cereja do bolo de 2014. Mar de Tranquilidade, ganha destaque pela construção dos personagens, o desenvolvimento de uma amizade que acaba indo a patamar de um relacionamento amoroso muito intenso. Mar de Tranquilidade é um livro que provavelmente perdurará por muito tempo na minha mente. Pois os personagens e as cenas que o livro propõem são muito intensas e carregam um drama bastante peculiar.
Esse será o último post do ano, haverão novidades a partir do dia 1. Fiquem ligados! 😀
Até logo!
Não li nenhum desses livros, mas pretendo ler Carta de Amor aos Mortos, me parece interessante.
Adorei sua lista 🙂
xoxo
Cartas de Amor é um livro fantástico, Rubyane. Entre ele e o Mar de Tranquilidade… eu sempre fico na dúvida. Grave bem esses dois ♥ hahaha
beijos!
Curti muito essa lista e vou ler os que não li em 2014! Me apaixonei por Pó de Lua e Eleanor & Park ♥
Beijos,
Nalu
http://coisasafiins.blogspot.com.br/
Fico muito feliz em saber que gostou, Nalu. 😀
Esse ano, provavelmente, vou dividir por semestre… assim posso falar de mais livros ♥
Beijos!
PS: eu comecei janeiro muito bem, pra falar a verdade. 😀
Eleonor e Park, esse livro com certeza esse ano não me escapa. Dizem que o final dele é inesperado e gosto muito disso em um livro. 🙂