LiteraturaResenhas

Além da Superfície – Duda Razzera

Além da superfície

ISBN-13: 9788554265007
ISBN-10: 8554265009
Ano: 2018 / Páginas: 260
Idioma: português
Editora: Digital Pen


Introdução

Tive o privilégio de me tornar parceira da Duda, anteriomente li o seu primeiro livro Cartas para você e gostei bastante. Além da Superfície, já está disponível na Amazon, aqui. Fui ler com as expecativas bem altas, pois vi os comentários das outras parceiras, sempre bem empolgadas em suas colocações, mas sem spoilers (claro).

Alice, é uma jovem de 23 anos que sofreu recentemente com o término com Gustavo, embora ela tenha se livrado de um relacionamento de 3 anos bem conturbado. Ela não é uma jovem comum, ela tem de lidar com o Transtorno de Ansiedade Generealizada, recém formada em Administração, sem emprego, com uns quilos a mais e morando na casa da mãe. Em meio ao furacão, Alice também de lidar com pai (com quem não tem bom convívio) que está se reaproximando da mãe. Alice terá que tomar as rédeas da sua vida, mas a cada novo momento, tudo é meio turvo.

“- Eu tenho medo de que, se eu ficar sozinha, todos meus medos vão me alcançar. E a verdade é lançada.

Eu não quero trabalhar meus problemas, eu tenho medo deles. O medo me paralisa e não consigo sair do lugar. Não consigo ir “além da superfície” como tanto querem que eu faça. Respiro fundo, sentindo uma crise se aproxiamando.”

Sobre Duda Razzera

Imagem relacionada

Duda Razzera é membro da Academia São José de Letras e já apareceu em dúzias de entrevistas, programas de TV, rádio, blogs e podcasts, incluindo a Rádio CBN e Record. Ela é CEO da Digital Pen, uma empresa especializada em auxiliar autores com os desafios do Marketing Literário e Authorpreneurship. Já foi organizadora de antologias e concursos literários e adora fazer leituras críticas. Sua verdadeira paixão é a escrita, onde explora o comportamento humano através das palavras e emoções. [+]

Narrativa

Escrito na perspectiva de Alice, temos todos os seus sentimentos e seus anseios. Alice é uma personagem que tem um crescimento durante a narrativa, ela tem de contornar tudo que permeia a vida dela. Em alguns momentos, sinto que ela carrega muito mais do que consegue por simplesmente, se importar muito com as pessoas à sua volta. Isso inclui seu núcleo familiar (irmão e mãe). Os outros personagens são bem desenvolvidos e tem sua importância na construção da narrativa de modo gradual. Bons diálogos e sequência acontecimentos que intrigam o leitor, tornando a leitura bastante prazerosa.

“Será que você me escuta? Será que entende tudo o que se passa dentro de mim? Mas, ao mesmo tempo, sou eu que me fecho,  que me prendo e não deixo nada sair.”

Embora o livro tenha o foco em Alice, meus personagens favoritos são coadjuvantes. Gosto bastante do irmão de Alice, Matheus, Malu e Cris (amigos fiéis e para todas as horas) e do Marcelo, um amigo de Alice que “surge” para acalmar seu coração em meio ao caos que sua vida. Sobretudo, eu captei que o livro não se trata só de um romance ou de uma jovem perdida em meio a vida adulta (pagar boletos e buscar a independência). É um livro sobre amizade e como elas são importantes em fases decisivas.

Projeto gráfico

Gostei bastante do projeto em si (Marina Avila arrasa ♥), a capa do livro tem tons que eu adoro e acho que super combinam com o clima do livro.

Considerações finais

Além da Superfície é um livro gostoso de ler, embora lide com questões bem complexas que vão além da escrita. É bom ver que Duda criou outro livro bom, com potencial e que vai envolver vários outros leitores para suas obras. Espero poder ler outras obras, quem sabe de personagens que estão nessa trama, pois acho que ainda tem algumas questões que podem ser levadas adiante.

Qual a sua reação?

Entusiasmado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Em dúvida
0
HAHA
0
Aymée Meira
Aymée, mas pode me chamar de Amy. Adora um bom café, filmes (já perdi a conta de quantos vi) e livros dos mais diversos gêneros, incluindo eles Stephen King, Agatha Christie, Joe Hill, Harlan Coben e Tess Gerritsen.

Você também pode gostar

Mais em:Literatura

Os comentários estão fechados.