23397005

ISBN: 9788577344963
Ano: 2014 / Páginas: 400
Idioma: português
Editora: Casa da Palavra

Amor e Memória – Um deslumbrante medalhão e três homens: um capitão de infantaria americano, um israelense negociador de obras de arte roubadas pelos nazistas; um psiquiatra pioneiro de Budapeste do fim do século XIX. Suas vidas pacatas são viradas de cabeça para baixo por três mulheres fortes e independentes.

Em 1945, na Áustria, os vitoriosos soldados americanos capturam um trem repleto de riquezas indescritíveis – objetos que haviam sido confiscados dos judeus pelos nazistas. Entre os tesouros estão pilhas de relógios de ouro; montanhas de casacos de pele; caixas cheias de alianças de casamento; porta-retratos de prata; castiçais de Shabat e heranças de família repassadas por gerações.

Jack, um inteligente nova-iorquino judeu, é o oficial encarregado de guardar o trem, uma responsabilidade que fica ainda mais complicada quando conhece Ilona, uma bela húngara que perdeu tudo em meio às devastações do Holocausto. Setenta anos depois, Natalie recebe de Jack, seu avô, um lindo colar com o desenho de um pavão com penas de pedras preciosas, que fora achado no trem. Dentro do medalhão, está a fotografia de uma mulher desconhecida. Encarregada de devolver a joia à mulher da foto, Natalie deve mergulhar num submundo sombrio de negociantes de arte para descobrir a história por trás do medalhão. Mas se surpreende ao aprender sobre a vida fascinante de uma mulher feminista que lutou pelo direito de voto no final do século XIX em Budapeste.

Uma história de personagens brilhantes, Amor e memória é o melhor romance de Ayelet Waldman: uma obra ricamente detalhada que levanta questões difíceis sobre o valor das coisas preciosas em um momento em que a própria vida parece sem valor, e sobre as correntes invisíveis que nos prendem aos sofrimentos e às paixões do passado.

Introdução

Eu já namorava esse livro na livraria há muito tempo. Desde o seu lançamento, o destaque total pera pra capa perfeita que a leya o publicou. As cores foram um diferencial tão lindo e ao lê-lo o encanto ainda foi maior.

Em Amor e Memória, a trama é dividida por épocas, histórias e personagens distintos. As histórias são intercaladas de acordo com um medalhão de pavão.

A primeira história, Jack, é encarregado de guardar um trem lotado de riquesas que foram confiscada dos judeus. Na segunda, Natalie recebe do avô o medalhão do pavão e fica encarregada de devolvê-lo à mulher que está na foto dentro do medalhão. E a terceira, Nina que tinha um casamento arranjado mas sua paixão era de um dia se tornar médica. A trama dessa terceira história é narrada por Dr. Zobel, no qual Nina é a sua paciente.

Sobre Ayelet Waldman

Ayelet Waldman é autora da coleção de ensaios Bad Mother: A Chronicle of Maternal Crimes, Minor Calamities, and Occasional Moments of Grace, da série Mommy-Track Mystery e dos romances Red Hook Road, Daughter’s Keeper e Love and Other Impossible Pursuits – este último deu origem ao filme As coisas impossíveis do amor, estrelado por Natalie Portman. Mora em Berkeley, na Califórnia, com o marido e os quatro filhos.

Site oficial – FacebookTwitter

Capas pelo mundo

17842038 22318359

Narrativa

Todas as histórias tem um encanto muito histórico, principalmente na primeira temos algo nada fácil, que é a época do Holocausto, na segunda, uma história emocionante e intrigante, na terceira, uma história de uma mulher lutadora e a frente do seu tempo. A narrativa mesmo contendo assuntos difíceis, é bastante “doce”. Em poucas páginas fiquei fascinada pela forma como Ayelet a conduziu.

Diagramação

O que falar? É a melhor capa que vejo da Leya, como minha leitura foi em ebook, não pude ver a diagramação interna, porém, acredito que não difere muito da versão em ebook. Gostei bastante, a leitura flui flúida pois a divisão de capítulos é curta.

Considerações Finais

Sabe aquele livro que dificilmente vai se esquecer? Então, com certeza, esse será um deles. Não tenho reclamações, pelo contrário, só elogios ao trabalho. É o primeiro contato que tenho com a autora e já fiquei bastante curiosa sobre seus outros trabalhos. Minha próxima leitura, será Red Hook Road, pois a trama me chamou muito atenção é o livro é um gênero que não tenho muito costume de ler, pelo menos aborda um tema diferente.