Arquivos Serial Killers: Made in Brazil

ISBN: 9788566636291
Ano: 2014 / Páginas: 360
Editora: DarkSide® Books

Após o sucesso do seu primeiro livro, Ilana Casoy dedicou-se a uma pesquisa rigorosa para investigar os serial killers brasileiros, no que viria a ser o primeiro livro do gênero dedicado aos assassinos em série do Brasil. Foram cinco anos de pesquisas, visitas a arquivos públicos, manicômios e penitenciárias, além de entrevistas cara a cara com personificações do mal em terras tupiniquins, para compor um inquietante roteiro com rigor investigativo de como, por quê e com que métodos os serial killers brasileiros atuam.

proibido

Introdução

Apesar de ainda não ter lido o primeiro livro da autora, Arquivos Serial Killers: Louco ou Cruel?, fiquei bem curiosa em ler o Arquivos Serial Killers: Made in Brazil.

Tenho muita curiosidade na área, além de ser fã de programas no canal Discovery Investigação, em que muitos abordam muitos matadores pelo mundo. Minha curiosidade vem da psique humana em cometer esses crimes com tamanha violência e suas motivações (mesmo que não sejam muito explícitas).

Em Arquivos Serial Killers: Made in Brazil, temos uma narrativa com os 7 princípais serial killers que marcaram a história no Brasil e tiveram um certo impacto social. A trama é dividida de modo cronolôgico. Sendo eles: Preto Amaral, Filho da Luz, Monstro de Guaianases, Chico Picadinho, Monstro do Morumbi, Vampiro de Niterói e Pedrinho Matador.

Expecificamente, só conhecia 2 dos selecionados por Ilana. A pervercidade e a biografia macabra que cada um deles possui, choca qualquer um.

Sobre Ilana Casoy


 

Ilana Casoy é pesquisadora e escritora na área de violência e criminalidade. Formada em Administração pela FGV e Especialista em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) também é membro do Núcleo de Antropologia do Direito da USP – NADIR e Membro Consultivo da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB-SP.  Colaborou com a Polícia Civil e/ou Técnico Científica, Ministério Público e Advogados de Defesa de São Paulo e de outros estados para ajudar na elaboração da análise criminal de casos em andamento. Em suas palestras, trata de assuntos relacionados à criminalidade e violência, com recurso de documentários de suas entrevistas com os assassinos. Têm quatro livros publicados: Serial Killer – Louco ou Cruel? e Serial Killers – Made in Brazil – publicados pela DarkSide Books e o Quinto Mandamento – Caso de Polícia – 7ª edição, lançado pela Ediouro e A Prova é a Testemunha – publicado pela Larousse.

Site oficial  – Twitter

Narrativa

Muito bem descrito, quase que um mapeamento psicológico, uma biografia que vai da infância até a fase adulta além de haver uma cronologia dos fatos. Tendo cada um modus operandi de como atacar suas vítimas e motivações pessoais.

Ilana tem um trabalho e tanto, pois escreve esse livro através de fotos, relatos jornalísticos, arquivos públicos e entrevistas com os próprios crimonosos.

Diagramação

Trabalho de diagramação da Darkside é um dos melhores que temos no Brasil. Sempre cuidadoso, sempre impecável e com uso de material de qualidade. A leitura não é prejudicada em nenhum momento.

Considerações Finais

O livro é muito bem feito e diagramado, Ilana é uma ótima escritora e comprova em seu sucesso literário. Pode ser lido por curiosos e ser usado como fonte de pesquisa para quem quer seguir carreira na área criminal (investigação/analise psicológica).

Recomendo aos leitores que não são muito sensíveis, pois o livro contém muitas crueldades e momentos de profunda ânsia e incredulidade. É indicado apenas para estômagos fortes e curiosos.