Auggie & Eu

ISBN-13: 9788580578416
ISBN-10: 8580578418
Ano: 2015 / Páginas: 326
Idioma: português
Editora: Intrínseca

Introdução

Após ler Extraordinário, meu amor por Agust Pullman floresceu. Como sabem, fiquei fascinada pela trama e pela moral imposta no livro. Um dos melhores que li no gênero. Quando soube de Auggie & Eu, sentia que precisava ler. Eles foram lançados primeiro em ebook e sabem, que tenho um kobo, mas que leio ele só quando vou pra um lugar distante ou estou viajando… ou o livro que estou lendo é enorme e não posso levar na bolsa, ou seja, leio pouco em ebook.

No finalzinho de 2015, a intrínseca lançou ele em livro físico e agora tive a oportunidade de ler e posso contar um pouco da experiência que tive com o mesmo.

Em Auggie & Eu, não espere uma continuação do livro. Ele pode ser visto como um complemento do anterior, pois eles passam na mesma época de Extraordinário, quando Auggie chega na vida deles. O que tem de diferente? Conheceremos mais a fundo personagens que eram coadjuvantes na trama. Primeiro Julian, praticamente o vilão da trama anterior. Christopher, o primeiro amigo de Auggie e Charlotte, uma menina que foi escolhida pra apresentar a Auggie a escola.

Sobre J. R. Palacio

Foto -Raquel Jaramillo Palacio

R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram.

Edições estrangeiras

25324132 25703765

Narrativa

Como são contos, a trama tem um desenvolvimento bem mais rápido.

O primeiro conto, O Capítulo de Julian,  imaginei que eu iria odiá-lo, mas no fim, passei a entender e compreender Julian, o garoto que não suportava Auggie e fazia de tudo para que a experiência do garoto fosse a pior. Nele podemos ver as consequências dos atos de Julian e a conversa que tem com sua avó paterna, onde ele passa a ter noção do quando machucou Auggie, algo que ele não tinha ideia quando tomou certas atitudes.

Plutão, é um conto onde temos Chris como protagonista, ele conhece Auggie há muito tempo, pra ele, Auggie não é diferente. Chris é super crítico ao tratamento diferenciado que as pessoas dão ao Auggie. É um conto conflitante, pois vemos o quanto Chris pena para manter a amizade de Auggie.

Em Shingaling, temos o ponto de vista de Charlotte, como disse anteriormente, é uma menina que faz parte da comissão de boas vindas de Auggie. Vemos a transformação do tratamento das outras meninas pelo fato de Charlotte está perto dele. A única versão feminina da trama, como não amar? O foco da trama também é baseado na amizade e no quanto ela é importante.

Diagramação e capa

A capa do livro consegue ser tão adorável quando a de Extraordinário. A diagramação é bem agradável e a edição está bem revisada.

Considerações finais

Auggie & Eu, é uma experiência incrível, voltar aos personagens e passar a compreendê-los é algo muito gostoso. R.J. Palacio tem uma escrita maravilhosa e nos deu mais uma chance de vivenciar aquele mundo criado em volta de um personagem que vai marcar a vida de todos os leitores. Leitura obrigatória aos que adoraram Extraordinário e um convite aos que ainda não leram.