Cruzando o Caminho do Sol – Corban Addison 

Cruzando o Caminho do Sol

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630090
Ano: 2012
Páginas: 448
Comprar: R$ 28,44

Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um… Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.

proibido

Introdução / Premissa

É uma das tramas mais bonitas que a editora publicou até agora. Fala sobre um assunto sério, mesmo que de modo fictício. As irmãs Sita e Ahalya são ótimas protagonistas. Thomas é um benfeitor assim como todo mundo deveria ser em ir atrás de Sita o quanto pode. É uma história rica e que passa por vários países, sendo França, EUA e Índia. Trabalha de modo sério e engaja o leitor a pensar a respeito e agir contra esse tipo de prática que ainda é muito comum. Só pouco divulgado.

Narrativa

Quando o recebi, fiquei assustada pela quantidade de páginas. Mas quando comecei a ler, as páginas se consumiam de uma forma inexplicável. Cada momento levava a sentir na pele cada momento de tortura, indisposição e sofrimento de Sita. Ela é um personagem muito forte, por aguentar todas essas adversidades em sua vida. Addison tem um romance de estreia digno de Oscar. Uma narrativa nada cansativa, ficamos presos com os personagens na descobertas. Somos ligados a dois mundos, o mundo de Sita e o de Thomas que vai a Índia atrás de sua esposa através do trabalho que acaba conseguindo numa empresa em Mumbai e passa viver essas experiências com o mundo do tráfico e prostituição de garotas.

Momento Macchiato

“Passado um tempo, se afastou da irmã e respondeu à pergunta não formulada por Ahalya.
– Nada aconteceu – murmurou.  – Havia um homem no salão, mas ele não me tocou.
– Ele disse alguma coisa a você?
– Ele quis saber se eu era realmente orfã e se não estava grávida.
– E Suchir, o que ele disse?
– Não consegui entender. Eles não estavam falando em híndi.
De repente, os braços de Ahalya estavam em torno dela, abraçando-a e puxando-a para si.
– Rama olhou por você, florzinha – disse ela. – Ele a protegeu do perigo.
– Não foi Rama – Sita corrigiu – , foi baba. Ele prometeu que sempre me protegeria.
Sita fechou os olhpos e pensou no rosto de seu pai. O queixo largo, os cabelos grisalhos já falhando no alto da cabeça, os olhos com pontos dourados, cheios de sabedoria e bondade. Ele havia feito a promessa quando ela completara 5 anos de idade. E ela nunca duvidou dele.
– Você está certa – concordou Ahalya, alisando seus cabelos – Foi o baba.” – páginas 125 e 126

Considerações Finais

Espero ver muitos livros do autor, pois possui um talento nato. Difícil será superar o livro. Pois é fabuloso e dramático. Pessoas com gênio fraco talvez não suportaram os momentos mais críticos da história. Pois realmente choca. Uma criança sendo estuprada e sem ter a consciência daquilo é carregado.

Indicado para

Pessoas que apreciam o gênero e que gostem de livros que abordem temáticas com tanta veracidade. Nesse livro embora seja uma ficção, existem diversos acontecimentos que foram abordados por Addinson através de depoimentos de garotas nas ruas de Mumbai. É o primeiro livro do autor, espero que de muitos. Pois em um livro já demonstrou o talento e a que veio.

Sorteio

Está rolando uma promoção com mais 2 blogs amigos no qual estarei sorteando Cruzando o Caminho do Sol – participem! (clique aqui para participar da promoção).