Decapitados

ISBN: 9788582401620
Ano: 2014 / Páginas: 128
Editora: Benvirá

Em uma demonstração de carinho e respeito, os moradores de Vale São José, uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, decidiram retirar o crânio do falecido monsenhor e mantê-lo em uma urna de vidro no cemitério. Assim, ele jamais seria esquecido.
Mas, quando a relíquia religiosa desaparece, tanto as instituições quanto as relações entre as pessoas são desestruturadas, e a cidade se transforma em uma grande confusão. Em meio ao caos está o jovem Alexandre, que encontrou, sem querer, o objeto desaparecido, e vê todo o seu futuro assim como o da cidade ameaçado por não fazer ideia de como devolve o crânio o crânio sem ser descoberto.
proibido

Introdução

Em Decapitados, uma relíquia de uma pequena cidade (Vale São José – RS) desaparece e os moradores ficam preocupados. Essa relíquia se trata do crânio de um monsenhor que foi muito importante pra fundação e o crescimento da cidade. Alexandre, encontra o crânio e não sabe como devolvê-lo. No livro, acompanhamos vários moradores e suas reações ao desaparecimento. Enquanto Alexandre procura um jeito de devolver o objeto ao seu lugar legítimo.

Sobre Leonardo Brasiliense

Nasceu em 1972, em São Gabriel (RS). Formado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, trabalha na Receita Federal. Publicou O desejo da Psicanálise, Meu sonho acaba tarde, Desatino, Adeus conto de fadas (Prêmio Jabuti de melhor livro juvenil em 2007), Olhos de morcego e Whatever.

 Site oficial

Narrativa

Profunda, reflexiva e cheia de descrições. Encontramos uma narrativa completa e que cativa o leitor desde o início.

O que fica em destaque não é os personagens em si, mas suas reações diante do ocorrido. Além do fato de Alexandre ficar atormentado tentando devolver a peça sem ser pego, algo que beira o impossível.

Ao final do livro, há um roteiro para um curta metragem, onde um grupo de pessoas conversa num bar em na periferia da cidade onde se passa a história anterior. Há um link entre as duas histórias. O que torna ainda mais divertido, pois é possível ver diferentes reações ao sumiço da peça.

Diagramação

A capa tem tudo a ver com a trama, a diagramação é simples, porém, bem feita.Não foram encontrados erros durante a leitura.

Considerações Finais

É a primeira leitura que faço de um livro do autor. Confesso que fiquei bem impressionada com sua escrita. Pretendo ler outros livros do mesmo, pois realmente me interessei. Em Decapitados, temos uma trama forte, psicológica e interessante ao ponto de se sustentar por todo o livro. Não sou tão curiosa por natureza, porém, a premissa me cativou bastante.